Vimos Luke mencionar um conceito novo sobre a Força: o Equilíbrio.
Primeiramente tentaremos conceituar os dois caminhos da Força que conhecemos.
O lado luminoso está conectado com emoções positivas: amor, felicidade, alegria, compaixão e benevolência. Essas emoções alimentam e fortalecem o seguidor da luz. Toda moral é baseada nos sentimentos que esse caminho proporciona. Seus praticantes usam esse poder para defesa e para o bem do próximo. Seu objetivo é manter a paz e a justiça. É o lado positivo da Força.
O lado sombrio está conectado com emoções negativas: raiva, egoísmo, inveja, medo, dor e o sentimento que é considerado o combustível para o lado sombrio: o ódio. A moral desse caminho está relacionada a essas paixões negativas. Seus praticantes buscam o controle da Força, desejam poder e dominação. Buscam habilidades de caráter sobrenatural. É o lado negativo da Força.
Observação: como possuímos pouco material sobre esse novo conceito (equilíbrio) o que seguirá adiante é mais especulação.
O equilíbrio da Força não está conectado a nenhuma emoção, somente à Força. É muito difícil para o sensitivo permanecer no centro da Força sem se balançar para uns dos lados, já que não poderá usar emoções quando conectado. A moral desse caminho está relacionada a aceitar as coisas como são, sem interferência. Os praticantes do equilíbrio geralmente vivem isolados: Bendu e Luke (especulação). Talvez Rey seja treinada no Caminho do Equilíbrio. Os usuários do meio são muito poderosos, pois canalizam a Força em si. É o lado neutro da Força.
Veja mais: Os Jedi devem acabar? Não! Rey fará Luke mudar de ideia
O trailer de Os Últimos Jedi dá a entender que Luke está seguindo o caminho do equilíbrio. Seria esse motivo dele ter se exilado? Ter optado pela neutralidade?