Na terça-feira, dia 23 de Julho de 2019, a sonda da Planetary Society chamada LightSail 2 teve a sua vela solar deflagrada com sucesso, e se tornou a primeira nave a ser impulsionada somente pela luz do Sol.
A pequena sonda, que foi construída com apoio de uma campanha de financiamento coletivo, foi lançada ao espaço a bordo do foguete Falcon Heavy da SpaceX no dia 25 de Junho de 2019. Os controladores de voo em Cal Poly San Luis Obispo na Califórnia, começaram a deflagrar a vela solar da nave, na terça-feira, às 15:47, hora de Brasília e a vela estava totalmente aberta às 15:50, hora de Brasília.
Quando os fótons atingem a vela solar quadrada, que é feita de quatro seções aluminizadas de Mylar, a pressão empurra a sonda para frente. Sem propelente algum, a não ser a luz do Sol, a LightSail 2 está agora orbitando a Terra com sucesso, só empurrada pelos fótons do Sol. Embora os fótons do Sol não tenham massa, eles têm momento, e quando eles refletem na vela solar, parte do seu momento é transferido para a sonda. Isso cria um pequeno empuxo que de forma lenta mas contínua empurra a nave para a frente.
“Ontem, nós conseguimos com sucesso abrir a vela e colocar ela para se mover com a luz do Sol. Graças à nossa equipe, e às dezenas de milhares de apoiadores, ao redor do mundo, o sonho iniciado por um dos fundadores da Planetary Society a mais de 4 décadas atrás ganhou voo”, disse Bill Nye, CEO da Planetary Society.
Após a vela ter sido aberta, os dados de telemetria da LightSail 2 mostraram que o pequeno motor da nave estava rodando corretamente. Dados iniciais mostraram que a sonda já está virando sua vela na direção do Sol, uma vez por órbita, de modo que ganha um empurrão adicional do Sol.
“A abertura realizada com sucesso da vela solar e do controle da vela completa nossa fase crítica pós-lançamento. Agora, nós estamos preparados para a missão da vela solar, ou seja, rastrear o quanto da órbita muda e avaliar a performance da navegação com o Sol”, disse David Spencer o gerente de projeto da LightSail 2.
No dia 24 de Julho de 2019, imagens da sonda com a vela solar totalmente aberta foram recebidas e mostram imagens lindas do nosso planeta Terra. A LightSail 2 está equipada com duas câmeras com lente olho de peixe, cada uma delas pode imagear mais da metade da vela solar, e assim se tem uma imagem completa da sonda.
Fonte:
https://www.space.com/lightsail-2-solar-sail-deployment-photos.html
Artigo original:
spacetoday.com.br