Uma imagem estereográfica dessa região, mostra que a paisagem nesta observação está amplamente erodida, até o topo das cristas, com canais que se estendem para baixo em leques deposicionais, muito parecidos com leques aluviais no Deserto de Mojave.
Isso pode ser explicado por algo como a chuva, mas esta cratera é geologicamente jovem, com apenas algumas centenas de milhões de anos, quando se pensava que a atmosfera de Marte estava muito esgotada para suportar chuvas. Da região ao redor, podemos ver que apenas o material ejetado do Mojave sofre erosão, não as paisagens adjacentes. Isso sugere que o material ejetado caiu úmido e deu início à erosão, em vez da chuva das nuvens.
O gelo subterrâneo pode ter derretido e se misturado com o material ejetado da cratera, que caiu como uma lama úmida de detritos. Mas essa é apenas uma ideia do que pode ter acontecido, outros geólogos preferem interpretações diferentes.
Fonte:
https://www.uahirise.org/ESP_040618_1875
O post Leques Aluviais Na Cratera Mojave Em Marte apareceu primeiro em SPACE TODAY – NASA, Space X, Exploração Espacial e Notícias Astronômicas em Português.
Artigo original:
spacetoday.com.br