INSCREVA-SE NO SPACE TODAY 2, 24 HORAS DE CONTEÚDO ASTRONÔMICO PARA VOCÊ!!!
https://www.youtube.com/channel/UCqswZBBNkoW9AiiYuVV-6xA
============================================================
Depois de passar pelo dia histórico e pelo tão esperado lançamento na manhã de natal, dia 25 de dezembro de 2021, o James Webb começa no espaço a fase onde será totalmente desdobrado.
Primeiro de tudo vocês já sabem que existe um site onde é possível acompanhar tudo que está acontecendo com o James Webb, cada fase do deploy de suas estruturas, vou deixar para vocês na descrição desse vídeo.
Hoje, 4 dias depois que já se passaram desde o lançamento, o James Webb começou uma das fases mais críticas da missão de deploy, a de abrir e esticar as 5 folhas extremamente finas de kapton que constituem o seu escudo de calor.
Para isso um sistema de pallest precisa antes ser esticado, o James Webb possui um sistema de pallets lateral e outro frontal.
O James Webb também já teve a sua torre central de montagem liberada, ela irá criar um espaço entre o espelho e os instrumentos do telescópio e o escudo de calor do James Webb.
Toda a parte de deploy segue o seu curso natural e agora no site onde se pode acompanhar cada fase da missão até o ponto de Lagrange L2, é possível também acompanhar a temperatura tanto no lado quente como no lado frio do telescópio.
Mas o mais legal que aconteceu com o James Webb mesmo foi durante o seu lançamento.
O Ariane 6 performou também durante o lançamento do James Webb que o colocou com uma grande precisão na órbita desejada isso por si só já é maravilhoso.
MAs devido a isso, as duas primeiras manobras de correção de curso realizadas pelo James Webb foram feitas de modo que uma quantidade bem menor de combustível do que o esperado foi gasto.
A primeira manobra de correção aconteceu com uma queima de 65 minutos, cerca de 12.5 horas após o lançamento, essa manobra estava planejada anterormente para durar 3 horas.
Essa primeira queima colocou o telescópio numa trajetória ainda mais precisa adicionando 20 metros por segundo na sua velocidade.
Uma segunda manobra de correção de curso foi executada no dia 27 de dezembro de 2021 e adicionou mais 2.8 metros por segundo na sua velocidade.
A vida útil de trabalho do James Webb é definida a partir da quantidade de combustível que ele tem para poder executar as manobras no ponto de Lagrange L2, que é um ponto orbital instável.
Até o lançamento, o James Webb iria ter uma vida de trabalho de aproximadamente 5 anos e meio.
Após essas manobras, e com a economia de combustível realizada, os engenheiros e cientistas da missão já disseram que ele deve durar mais de 10 anos no espaço, trabalhando e gerando dados científicos importantes para o nosso entendimento do universo.
Seguimos acompanhando a missão do James Webb nos seus primeiro 29 dias de terror até que ele seja totalmente aberto e depois durante o período de comissionamtneo até que ele possa começar a fazer as suas atividades científicas planejadas.
#JAMESWEBB #SPACETELESCOPE #UNFOLDTHE UNIVERSE
O post LANÇAMENTO PERFEITO GARANTE MAIS DE 10 ANOS DE VIDA PARA O JAMES WEBB apareceu primeiro em SPACE TODAY – NASA, Space X, Exploração Espacial e Notícias Astronômicas em Português.
Artigo original:
spacetoday.com.br