Karness Muur, o Sith criador da praga mortal Rakghoul

c3po
c3po ao seu dispor

Na continuidade Legends, Karness Muur foi um dia um Cavaleiro respeitado na Ordem Jedi. Entretanto, sua sede por poder o levou a estudar a natureza do Lado Sombrio. Ele se tornou um dos Jedi Sombrios durante a Escuridão de Cem Anos, junto com XoXaan e Ajunta Pall. Ele lutou na Batalha final contra a Ordem Jedi e estava entre os sobreviventes que se renderam. Junto com seus colegas exilados, Muur chegou ao planeta de Korriban.

Ele e os outros Jedi Sombrios reconheceram a sensibilidade à Força da raça Sith, e imediatamente procurou escravizá-los através do Lado Sombrio da Força. Após conquistar os Sith, Karness Muur e seus comparsas se autodeclararam Lordes dos Sith, os primeiros a possuir o título.

Origens

Muur enfrenta um Jedi na Batalha de Corbos

Karness Muur nasceu antes de 7000 anos Antes da Batalha de Yavin e foi entregue para a Ordem Jedi quando criança. Ele eventualmente se tornou um Cavaleiro Jedi bem renomado e promissor, além de bastante poderoso, tanto em combate quanto no uso da Força. Entretanto, ele acabou caindo para o Lado Sombrio da Força e se tornou um dos Jedi Sombrios exilados da Ordem.

Como muitos Sith, Karness Muur tinha muitos rivais, e um deles era Remulus Dreypa, que o capturou usando ciência Sith. Ele conseguiu sobreviver à captura ao transferir seu espírito para o seu Talismã. Assim, o Lorde Sith pôde continuar suas tramas por muito tempo após sua morte, com o Talismã agindo como um portal para o mundo dos vivos. Seu plano era achar um indivíduo forte na Força e levá-lo a usar o Talismã, o que permitiria a Muur possuir a pessoa e acessar suas habilidades da Força.

A Praga Rakghoul

Um rakghoul no jogo Knights of the Old Republic

O Lorde Sith Karness Muur desenvolveu a praga Rakghoul. Essa praga apareceu no Legends pela primeira vez no jogo Knights of the Old Republic, na fase em Taris. Como muitos de seus contemporâneos, Muur tinha um grande interesse no uso do Lado Sombrio para manipular vida. Com isso, sua maior conquista foi a criação dessa praga, que transformava as pessoas nos carnívoros rakghouls. Ele acreditava que os rakghouls seriam um exército que ele usaria para conquistar a Galáxia, usando a praga para transformar seus inimigos em escravos.

Usando sua mágica Sith, Muur podia transformar qualquer ser próximo neste animal. Porém, ele descobriu exceções – seres sensíveis a Força e de diversas espécies não-humanas possuíam imunidade aos efeitos do Talismã. Para combater essa falha, Muur criou uma nova forma de praga, uma doença viral que podia espalhar através da mordida ou arranhão de um rakghoul. Assim, a pessoa infectada, seja ela sensível à Força ou não, se tornaria um rakghoul em questão de horas.

Eventualmente, o Talismã de Muur caiu nas mãos de uma pessoa que o levou para o mundo de Taris. Esta pessoa morreu e o talismã ficou perdido nas entranhas da Cidade Baixa do planeta. Lá, a praga se espalhou e deixou muita gente infectada. Entretanto, o governo de Taris não fez nada a respeito, já que a praga estava contida nos níveis baixo da Ecumenópole, uma região ocupada por pessoas de classes mais baixas.

A cura da Praga

A Cidade Baixa permaneceu infestada. Durante os eventos de Kotor, estimava-se que a praga havia infectado 60 milhões de pessoas. O Império Sith formado por Darths Revan e Malak ocuparam Taris durante uma nova guerra entre os Sith e a Ordem Jedi. Eles levaram um soro que curava a praga. Porém, eles restringiram o acesso à cura para suas tropas Sith que ocupavam a Cidade Baixa.

Após isso, Revan – agora com sua memória apagada pelo Conselho Jedi – encontrou um frasco contendo a cura de um Soldado Sith em Taris. Ele usou essa cura em vários residentes da Cidade Baixa, antes de dar para um médico da Cidade Alta. Este médico sintetizou um soro que pôde ser vendido ara todos os Tarisianos por um preço baixo.

Um hospedeiro

Karness Muur e Celeste Morne

A Mestre Jedi Celeste Morne viu Muur em uma visão, após tirar o Padawan Zayne Carrick do controle do Talismã. Quando ela perguntou quem ele era, ele apenas respondeu que era o futuro. Por ser sensível à Força, o espírito de Muur ligou-se a Morne através do Talismã, e ele tentou tomar controle do corpo dela. Entretanto, com a ajuda de Carrick, Morne percebeu que estava sendo corrompida por Muur e pediu para que Zayne a matasse. Porém, Zayne ofereceu outra opção: ele a colocou em estase, adiando indefinitivamente os planos do Lorde Sith.

Milênios depois

Darth Vader desperta Celeste de seu sono milenar

Quatro mil anos depois, mineiros encontraram Muur e Morne os venderam para contrabandistas, mas eventualmente Darth Vader os acordou. Eles descobriram que os Mandalorianos não derrotaram a República, mas que uma nova encarnação da Ordem Sith agora reinava sobre a galáxia, algo que deixou Muur contente.

Quando Morne atacou Vader, Muur sentiu um grande poder no Lorde Sombrio e tentou convencer Morne a aceitar a morte para se livrar dele. Ao mesmo tempo, ele sussurrava para Vader tomar o Talismã para si próprio, e usar o poder para matar seu mestre. Sem querer deixar Vader possuir esse poder, Morne transformou soldados clones em rakghouls, forçando Vader a fugir. Muur ficou furioso e os dois ficaram abandonados numa lua desértica.

Duas décadas depois, Morne também pôs fim no plano de Muur de tentar capturar Luke e Leia.

Era Legado

A praga Rakghoul continuou infectando pessoas milênios após sua criação

Mais de um século depois, Celeste capturou um Destroier Estelar e transformou toda a tripulação em rakghous, e o levou para uma região no Núcleo Profundo. Mas Karness era paciente e sabia que precisaria possuir uma pessoa mais poderosa e quando o fizesse, ele prometeu que deixaria Celeste morrer.

Quando Cade Skywalker entrou no Destrroier, Muur sentiu um grande poder nele. O Sith se tornou mais intrigado quando Cade usou habilidades do Lado Sombrio para se curar da praga.

When Cade Skywalker boarded the Iron Sun, Muur could sense the great power within him. Muur became even more intrigued when Cade used his dark-side powered healing abilities to cure himself of the rakghoul plague. Eventualmente, Muur começou a entrar na mente de todos, dando visões aos amigos de Cade. Este então prometeu que jogaria os dois em um torpedo e os lançaria no buraco negro do centro da galáxia.

Após isso, Muur fez uma transmissão para Coruscant usando o corpo de Morne, mostrando que havia capturado Cade. Krayt e seus aliados viajaram ao seu encontro para negociar um acordo. Entretanto, as intenções reais de Muur se tornaram claras: matar os Jedi, transformar Cade e os outros em Rakghouls e tomar o corpo de Darth Krayt para si.

A morte final de Muur

Durante a luta, Muur e Celeste entraram em combate direto com Darth Krayt. Após várias rajadas de relâmpagos da força, Azlyn Rae atingiu Krayt pelas costas com seu sabre de luz, mas foi pega numa explosão causada por Muur e Celeste. Krayt voou vários metros e Rae foi dada como morta. Celeste percebeu que Cade não seria controlado por Muur e decidiu que era hora de entregar o Talismã a ele. Cade ligou seu sabre de luz no peito de Celeste, a matando. Logo após, o corpo de Celeste se desintegrou e o Talismã subiu para o braço de Cade. Karness Muur, confiante que havia encontrado um corpo para dominar a galáxia, anunciou seus planos para Cade.

Entretanto, Cade usou uma habilidade da Força para encontrar falhas no Talismã, e o sobrecarregou com energia, destruindo o Talismã e Karness Muur, matando o Sith de uma vez por todas.

Adaptado de Wookieepedia


Essa matéria faz parte de uma série sobre os Lordes Sith do Universo LegendsLeia aqui matérias sobre os Sith do cânone. Não sabe o que é Legends? Leia aqui!

O post Karness Muur, o Sith criador da praga mortal Rakghoul apareceu primeiro em Sociedade Jedi.

Artigo original:
sociedadejedi.com.br