Por: Ned Oliveira
Os objetos Herbig-Haro (HH) são pequenas áreas de nebulosidade associados a estrelas recém nascidas, formados quando o gás ejetado pelas estrelas jovens colidem com nuvens de gás próximas a velocidades de milhares de km/s.
Estão presentes em regiões formadoras de estrelas, e muitos são comumente observados ao redor de uma única estrela, alinhado com seu eixo rotacional.
Objetos de Herbig-Haro constituem um fenômeno temporário, cuja duração não ultrapassa os milhares de anos.
Eles podem evoluir visivelmente em períodos de tempo bastante curtos, na medida em que se distanciam rapidamente de suas estrelas rumo às nuvens de gás no espaço interestelar, o meio interestelar.
A imagem pode até parecer um sabre de luz de duas lâminas, mas esses dois jatos cósmicos realmente irradiam para fora de uma estrela recém nascida.
Construído a partir dos dados da imagem do telescópio espacial Hubble, a cena deslumbrante abrange cerca de meio ano-luz em todo Herbig-Haro 24 (HH 24), a 1.300 anos-luz de distância nos berçários estelares do complexo de nuvens moleculares Órion B.
Oculto a partir da vista direta, a protoestrela central da HH 24 é cercada por poeira fria e gás achatado em um disco de crescimento rotativo.
À medida que o material do disco cai para o objeto estelar, ele se aquece.
Os jatos opostos são expulsos ao longo do eixo de rotação do sistema.
Ao atravessar a matéria interestelar da região, os jatos estreitos e energéticos produzem uma série de colisões frontais brilhantes ao longo do caminho.
Crédito de imagem: NASA , ESA , Hubble Heritage ( STScI / AURA ) / Hubble-Europe
Fonte: https://apod.nasa.gov/apod/ap180311.html
Artigo original:
spacetoday.com.br