O Instagram anunciou nesta quarta-feira (22) que já possui mais de 1 milhão de anunciantes mensais. O número impressiona e é cinco vezes maior que os 200 mil anunciantes apresentados um ano atrás, quando a plataforma ainda estudava a melhor maneira de disponibilizar anúncios para seus usuários.
“Um milhão de anunciantes é uma marca importante, principalmente se levarmos em consideração o tamanho e a diversidade de negócios no Instagram”, disse o vice-presidente de negócios da empresa, James Quarles, em entrevista à Forbes. De acordo com ele, todo esse sucesso se dá pelo perfil da rede social, lugar onde as pessoas se conectam diretamente com o que gostam, curtem seus artistas favoritos e ficam por dentro de tudo o que há de mais importante acontece com quem e com aquilo que elas gostam.
Graças a essa característica, a rede social que foi adquirida pelo Facebook em 2012 por US$ 1 bilhão também destacou que atualmente já há pelo menos 8 milhões de perfis voltados para negócios na plataforma. Desse total, a maioria é de pequenos negócios que estão dispostos a investir na divulgação de sua marca para prospectar novos clientes com base nos seus gostos e interesses.
Junte tudo isso com os 600 milhões de usuários mensais ativos na plataforma e temos uma poderosa fórmula de sucesso que deve render cerca de US$ 3,64 bilhões em receita apenas de anúncios ao Instagram neste ano. Para efeito de comparação, o Facebook, que conta com mais de 1,5 bilhão de usuários em todo o mundo, arrecada “apenas” US$ 8,81 bilhões com anúncios — pouco mais de duas vezes que o Instagram.
Em todo caso, quem ri à toa com tudo isso é Mark Zuckerberg, que aos poucos vai minando concorrentes como Snap, Alphabet e Twitter e colhendo grandes fatias da publicidade digital.