InSight Instala Sismógrafo No Solo Marciano – Space Today TV Ep.1635

r2d2-star-wars

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

—————————————————————————–

Ontem fiz um vídeo aqui no canal onde mostrei que os engenheiros do JPL construíram um local que imita o local onde a InSight pousou em Marte.

E aparentemente o rock garden funcionou bem, pois a sonda InSight já colocou em solo marciano seu primeiro instrumento, o SEIS, o sismômetro da missão.

Isso faz com que a missão tenha cumprido um marco importante. De acordo com os pesquisadores, as atividades em Marte com a InSight estão andando melhor do que se pensava.

como diz no release, os engenheiros testaram comandos para a InSight, usaram o rock garden no JPL, analisaram as imagens e então se prepararam para a atividade.

Na terça-feira, dia 18 de Dezembro de 2018, os engenheiros da missão enviaram comandos para a sonda.

E na quarta-feira, dia 19 de Dezembro de 2018, o sismômetro foi colocado com todo o cuidado no solo diretamente na frente do módulo, a uma distância de 1.636 metros, que é a extensão completa do braço.

De acordo com os cientistas da missão, a colocação do sismômetro no solo marciano é tão importante quanto o pouso.

O sismômetro será responsável por 3/4 dos objetivos científicos da missão.

PAra quem não sabe, a ideia é usar o sismômetro para estudar o interior do planeta Marte, através de sismos detectados no planeta.

MAs que sismos, um abalo causado por um deslizamento de terra, ou o impacto de um asteroide, isso vai gerar ondas acústicas que irão viajar pelo interior do planeta e chegar no sensor do sismômetro.

Estudando a velocidade de propagação dessas ondas, a amplitude e outras características será possível ter uma excelente ideia de como é o interior de Marte, o mesmo que fazemos aqui na Terra.

As próximas etapas com o sismômetro em Marte são, nivelar o equipamento, pois onde ele foi colocado existe uma inclinação de 2 a 3 graus.

Então os cientistas do CNES francês responsável pelo experimento irão adquirir dados para poder entender os tipos de ruídos que possam ser detectados.

Com isso feito, os cientistas irão então colocar sobre o sismômetro a cobertura que vemos em várias imagens, essa cobertura serve para estabilizar o ambiente ao redor dos sensores.

Então tudo estará pronto para adquirir os dados do interior de Marte.

Os cientistas esperam ansiosos pelos primeiros dados que irão chegar de Marte, mesmo os dados ruidosos, para ter uma ideia se o equipamento está funcionando como desejado e se sobreviveu ao lançamento, à viagem e ao pouso da InSight em Marte.

Depois disso, o próximo instrumento a ser colocado na superfície marciana será o termômetro, o HP3, que será colocado no lado leste do espaço na frente do módulo.

Nós vamos acompanhar tudo aqui pela Space Today TV então fiquem ligados.

#InSight #SismografoEmMarte

Fonte:

https://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=7310

https://mars.nasa.gov/news/8402/nasas-insight-places-first-instrument-on-mars/?site=insight

Artigo original:
spacetoday.com.br