O pequeno helicóptero da NASA que voa em Marte quebrou um novo recorde na sua missão, dessa vez, um recorde de altitude de voo, ele chegou a voar a 20 metros acima da superfície do Planeta Vermelho.
Esse recorde foi batido durante o voo número 59 do Ingenuity, que ocorreu no dia 16 de setembro de 2023.
Durante o voo que quebrou o recorde de altura, o helicóptero ficou no ar por 142.59 segundos.
O voo de número 59, o voo do recorde foi um salto na verdade, o Ingenuity não cobriu nenhuma distância horizontal durante o voo, ou seja, ele levantou voo e pousou no mesmo lugar.
O Ingenuity faz parte da missão do rover Perseverance da NASA que pousou em Marte em fevereiro de 2021 na Cratera Jezero com 45 km de diâmetro.
O Perseverance foi para Marte procurar por sinais de vida antiga dentro da Cratera Jezero, e está fazendo várias atividades incluindo a coleta de amostras de rochas que serão enviadas para a Terra no futuro. O Ingenuity está servindo como um fiel escudeiro para a equipe do rover, ajudando a encontrar melhores rotas para o Perseverance e identificando promissores alvos científicos para serem investigados.
Atualmente o Ingenuity está na sua missão estendida. A sua missão primária foi mostrar que era possível realizar a exploração aérea de Marte apesar da sua fina atmosfera. O Ingenuity completou a prova de conceito durante os seus primeiros 5 voos, poucos meses depois de ter pousado em Marte e então continuou voando.
Durante os 59 voos realizados com sucesso até agora o Ingenuity percorreu um total 13304 metros e permaneceu um total de 106.5 minutos no ar.
Antes do voo 59, o recorde altura do Ingenuity era de 18 metros. Em distância o recorde percorrido pelo helicóptero em um único voo foi de 704 metros em Abril de 2022, e o recorde do tempo de voo, foi de 169.5 segundos em um voo de Agosto de 2021.
Fonte:
https://www.space.com/mars-helicopter-ingenuity-flight-59-altitude-record
O post Ingenuity Estabelece Recorde De Altura Em Voo Marciano apareceu primeiro em SPACE TODAY – NASA, Space X, Exploração Espacial e Notícias Astronômicas em Português.
Artigo original:
spacetoday.com.br