Comparado com alguns dos outros voos do ano passado, o voo 34 pode não se destacar. Ainda mais curto que o primeiro voo do Ingenuity, o voo bem-sucedido de 18 segundos simplesmente subiu a pouco mais de 5 metros, pairou e pousou. Apesar da natureza simples do voo, a equipe está muito animada com o que isso significa para o futuro do Ingenuity.
Nas últimas semanas, a equipe de operações trabalhou na instalação de uma grande atualização de software a bordo do helicóptero. Esta atualização oferece ao Ingenuity dois novos recursos principais: evitar perigos ao pousar e usar mapas digitais de elevação para ajudar na navegação.
O Ingenuity foi desenvolvido como uma demonstração de tecnologia e projetado para operar em Marte em terreno plano e suave como o de Wright Brothers Field. À medida que o Ingenuity passou a explorar a Cratera Jezero ao lado do rover Perseverance, viajamos por um terreno mais desafiador do que a equipe jamais havia previsto.
Em voos anteriores, os pilotos do Ingenuity precisavam encontrar aeródromos livres de pedras ou outros obstáculos que pudessem danificar o veículo durante o pouso. A Cratera Jezero é um lugar rochoso, por isso é difícil encontrar aeródromos seguros! Usando a câmera de navegação voltada para baixo do Ingenuity, esta atualização de software adiciona prevenção de perigos no pouso. Durante o voo, o Ingenuity identificará o local de pouso visível mais seguro. Ao se preparar para pousar, o Ingenuity desviará para este local selecionado. Essa capacidade permite que o Ingenuity pouse com segurança em terrenos mais rochosos do que antes, fornecendo aos nossos pilotos muito mais locais de pouso em potencial.
O software de navegação do Ingenuity foi projetado para assumir que o veículo estava voando sobre um terreno plano. Quando o helicóptero está voando sobre um terreno como colinas, essa suposição de terreno plano faz com que o software de navegação do Ingenuity pense que o veículo está desviando, fazendo com que o Ingenuity comece realmente a desviar na tentativa de combater o erro. Em voos longos, erros de navegação causados por terrenos acidentados devem ser levados em consideração, exigindo que a equipe selecione grandes aeródromos. Esta nova atualização de software corrige essa suposição de terreno plano usando mapas de elevação digital da Cratera Jezero para ajudar o software de navegação a distinguir entre mudanças no terreno e movimento do veículo. Isso aumenta a precisão do Ingenuity, permitindo que os pilotos alvejem aeródromos menores no futuro.
O voo 34 pode não parecer muito, mas foi o primeiro do Ingenuity com esta atualização de software. A equipe usará os resultados desse voo simples para começar a testar esses novos recursos, garantindo que tudo funcione conforme o esperado na superfície de Marte. A atualização traz novas funcionalidades no Ingenuity, tornando-o um veículo muito mais capaz e um batedor eficaz para o Perseverance. Estamos todos ansiosos para ver onde esta atualização nos permitirá levar a jornada do Ingenuity a seguir!
Fonte:
https://mars.nasa.gov/technology/helicopter/status/420/flight-34-was-short-but-significant/
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Artigo original:
spacetoday.com.br