Humanity Star Deve Queimar Hoje Dia 22 de Março na Atmosfera da Terra

r2d2-star-wars

Mestre Jedi Humanity Star Deve Queimar Hoje Dia 22 de Março na Atmosfera da Terra

Vocês lembram da Hamanity Star, foi aquela bola, que parecei uma bola de discoteca que foi lançada para o espaço pela Rocket Lab em Janeiro de 2018. Pois bem, agora, sete mesas antes do planejado, ela está para cair na Terra.

Diferente da maior parte dos satélites e dos artefatos colocados em órbita da Terra, a Humanity Star não tenho nenhuma proposta civil, científica ou militar. Embora no site da empresa, eles digam que a Hamunity Star foi desenvolvida para ser um símbolo temporário no céu noturno para incentivar as pessoas a olharem para cima e ponderarem sobre a posição da humanidade no universo.

Desde o dia do seu lançamento ela recebeu muitas críticas, por estar poluindo o espaço, por atrapalhar observações astronômicas, muitos astrônomos ficaram bem descontentes com a Humanity Star.

A Humanity Star é uma esfera geodésica que tem cerca de 1 metro de diâmetro, e é feita por 76 painéis de fibra de carbono refletiva. Seus painéis refletem a luz solar de volta para a superfície da Terra, resultando num ponto que fica piscando no céu enquanto orbita a Terra. Ela dá uma volta na Terra a cada 90 minutos.

Mas a sua órbita vem decaindo. A atmosfera na órbita baixa da Terra é menos densa que na superfície, mas já é densa o bastante para criar um arrasto no satélite de modo que ele comece a cair de volta em direção ao planeta.

A Rocket Lab tinha a previsão de que a Humanity Star ficaria em órbita por nove meses, mas parece que eles subestimaram o arrasto que a esfera iria sofrer. Assim sendo, acredita-se que a Humanity Star caia hoje na Terra, dia 22 de Março de 2018. Mas não se preocupem, que ao entrar mesmo na atmosfera ela irá queimar e não representa perigo nenhum.

Fonte:

https://www.newscientist.com/article/2164481-space-disco-ball-satellite-is-falling-back-to-earth-today/

Mestre Jedi Humanity Star Deve Queimar Hoje Dia 22 de Março na Atmosfera da Terra

Artigo original:
spacetoday.com.br