O par de estranhas criaturas luminescentes vistas nessa imagem na verdade é constituído por duas galáxias, cada uma delas com centenas de milhões ou até bilhões de estrelas.
O par galáctico é conhecido como UGC 2369. As galáxias estão interagindo, o que significa que a atração gravitacional mútua está fazendo com que elas fiquem cada vez mais próximas o que vai distorcendo a forma delas durante esse processo. Uma tênue ponte de gás e poeira, e estrelas pode ser vista conectando as duas galáxias, essa ponte é formada durante a interação entre as galáxias quando o material é arrancado de uma ou de outra, é jogado no espaço entre elas, ou seja, resultado de toda a interação que pela qual elas estão passando.
A interação entre galáxias é algo comum na história da maioria delas. Para galáxias maiores como a Via Láctea, a maior parte dessas interações ocorre de maneira significante com galáxias menores chamadas de anãs. Mas em alguns momentos, um evento maior pode ocorrer. O próximo grande evento de interação galáctica que deve acontecer com a Via Láctea deve ser daqui a aproximadamente 4 bilhões de anos, quando a nossa galáxia irá se fundir com a galáxia de Andrômeda. As duas galáxias que têm aproximadamente o mesmo tamanho irão se fundir, formando uma galáxia maior que poderá ser chamada de Androlactea ou Viameda. Pode escolher.
Crédito da Imagem: ESA/Hubble & NASA, A. Evans
Fonte:
https://www.spacetelescope.org/images/potw1931a/
Artigo original:
spacetoday.com.br