Algumas galáxias no universo ficam mais próximas de outras. Já vimos e sabemos que muitas galáxias vivem praticamente solitárias no universo, já vimos também, que algumas colidem e se fundem com outras, existem também galáxias que vivem bem perto de uma galáxia vizinha, e levam essa relação de “amizade cósmica” para outro nível.
Na foto acima você pode ver duas galáxias, a NGC 6286 e a NGC 6285, juntas a dupla recebe um novo nome, Arp 293. Elas estão a uma determinada distância entre elas, que estão interagindo. A atração gravitacional mútua entre elas puxa filamentos de gás e correntes de poeira de uma e da outra, distorcendo a forma das galáxias, e deixando a aparência delas levemente borrada no céu, pelo menos, para nós observadores aqui da Terra.
O Telescópio Espacial Hubble é meio que especialista nisso, ele já detectou inúmero pares de galáxias, as vezes colidindo, ou as vezes, como nesse caso, somente interagindo a uma certa distância. O Hubble já observou os mais diversos tipos de interação entre galáxias, o que é muito importante para os astrônomos para poderem estudar todo o processo de evolução das ilhas do universo.
A dupla Arp 293 fica localizada na constelação de Draco, O Dragão, a mais de 250 milhões de anos-luz de distância da Terra.
Crédito:
ESA/Hubble & NASA, K. Larson et al.
Fonte:
https://www.spacetelescope.org/images/potw1947a/
Artigo original:
spacetoday.com.br