A galáxia ultra difusa GAMA 526784 aparece como um tênue pedaço de luz nessa bela imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA. Esse objeto filamentar reside na constelação de Hydra, e está localizado a aproximadamente 4 bilhões de anos-luz de distância da Terra. Galáxias ultra difusas como a GAMA 526784 possuem algumas peculiaridades. Pro exemplo, o seu conteúdo de matéria escura pode ser extremamente baixo ou extremamente alto, já foram observadas galáxias ultra difusas com praticamente nenhuma matéria escura, enquanto em outros casos já foram observadas galáxias ultra difusas que são praticamente feitas só de matéria escura. Outra peculiaridade dessas galáxias está na abundância anômala de brilhantes aglomerados globulares de estrelas, algo que não é observado normalmente em outros tipos de galáxias.
O Hubble registrou, a GAMA 526784 usando a Advanced Camera for Surveys ou ACS, que foi instalada em 2002, pelos astronautas durante a Hubble Servicing Mission 3B. Desde então, o instrumento tem tido papel fundamental em alguns dos mais importantes resultados científicos obtidos pelo Hubble, incluindo o registro do Hubble Ultra Deep Field. O instrumento ACS também foi usado para fotografar Plutão antes da missão New Horizons chegar por lá, observou as lentes gravitacionais e descobriu galáxias totalmente formadas no início do universo.
Essa imagem veio de um conjunto de observações feitas pelo Hubble designadas para se poder entender melhor sobre as galáxias ultra difusas do universo. A visão perfeita do Hubble permitiu que os astrônomos estudassem a GAMA 526784 em alta resolução no comprimento de ondas do ultravioleta, ajudando assim a determinar o tamanho e a idade das regiões de formação de estrelas compactas presentes dentro da galáxia.
Crédito:
ESA/Hubble & NASA, R. van der Burg
Acknowledgement: L. Shatz
Fonte:
https://esahubble.org/images/potw2217a/
O post Hubble Faz Imagem Sensacional E Espia Uma Galáxia Do Tipo Ultra Difusa!!! apareceu primeiro em SPACE TODAY – NASA, Space X, Exploração Espacial e Notícias Astronômicas em Português.
Artigo original:
spacetoday.com.br