Esta imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA apresenta a galáxia LEDA 48062 na constelação de Perseu. LEDA 48062 é a fraca, esparsa e amorfa galáxia no lado direito desta imagem, e é acompanhada por uma vizinha mais nitidamente definida à esquerda, a grande galáxia lenticular semelhante a um disco UGC 8603. Um punhado de galáxias mais distantes também desarrumam o fundo e um punhado de estrelas em primeiro plano também são visíveis em toda a imagem.
Você já se perguntou por que as estrelas nas imagens do Hubble são cercadas por quatro pontos pontiagudos? Estes são chamados de picos de difração e são criados quando a luz das estrelas difrata – ou se espalha – as estruturas de suporte dentro de telescópios refletores como o Hubble. Os quatro picos são devidos às quatro palhetas finas que suportam o espelho secundário do Hubble e são perceptíveis apenas para objetos brilhantes como estrelas, onde muita luz está concentrada em um ponto. Objetos mais escuros e espalhados, como as galáxias LEDA 48062 e UGC 8603, não possuem picos de difração visíveis.
O Hubble recentemente passou um tempo estudando esses nossos vizinhos galácticos. A galáxia LEDA 48062 está a apenas cerca de 30 milhões de anos-luz da Via Láctea e, portanto, foi incluída na campanha de observação de todas as galáxias próximas conhecidas. O objetivo desta campanha era observar exatamente isso: todas as galáxias conhecidas dentro de 10 megaparsecs (cerca de 33 milhões de anos-luz) da Via Láctea. Ao conhecer nossos vizinhos galácticos, os astrônomos podem determinar que tipos de estrelas residem em várias galáxias e também mapear a estrutura local do Universo.
Crédito:
ESA/Hubble & NASA, R. Tully
Fonte:
https://esahubble.org/images/potw2302a/
O post Hubble Faz Imagem Espetacular de Uma Bela Vizinhança Galáctica apareceu primeiro em SPACE TODAY – NASA, Space X, Exploração Espacial e Notícias Astronômicas em Português.
Artigo original:
spacetoday.com.br