Hubble Descobre o Quasar Mais Brilhante No Universo Primordial – Space Today TV Ep.1665

——————————————————————–

—————————————————————————-

Numa altura dessas do campeonato vocês já até sabem o que são os quasars.

os quasars são núcleos extremamente brilhantes de galáxias ativas.

O brilho poderoso do quasar é criado por um buraco negro supermassivo circundado por um disco de acreção. O gás caindo em direção ao buraco negro emite uma grande quantidade de energia que pode então ser observado em todos os comprimentos de onda.

Os quasars são muito importantes, pois podem ajudar a explicar muito sobre a evolução do universo primordial, sobre a evolução das galáxias, formação de estrelas entre outras coisas, para isso é preciso buscar esses objetos o mais distante possível.

E quando a gente fala em recorde de distância, um nome já vem a mente.

Hubble.

E dessa vez não foi diferente, o Hubble descobriu o quasar mais brilhante do chamado universo primoridal, quando o universo tinha somente 1 bilhão de anos.

Apesar do extremo brilho essa descoberta só possível graças ao efeito de lente gravitacional.

E a descoberta do Hubble é impressionante, ela mostra não só o buraco negro acrescendo matéria a uma taxa extremamente alta, mas mostra também o quasar produzindo cerca de 10 mil estrelas por ano.

Esses quasars do universo primordial sào muito importantes, eles são da época da reionização, e foram eles os responsáveis por aquecer o hidrogênio que foi resfriado 400 mil anos depois do big bang, estudar esses quasars pode mostrar como isso aconteceu.

Por isso os astrônomos vão adquirir a maior quantidade de informação possível desses quasar estudando ele com o ALMA, com o VLT e quem sabe com o James Webb.

Isso vai ajudar a entender como universo se desenvolveu nos seus primeiros dias de vida, como as galáxias se desenvolveram e o papel dos buracos negros em todo esse processo.

#Quasar #hubble