Greve de roteiristas pode afetar produções de ‘Star Wars’

c3po
c3po ao seu dispor

15 anos após a última greve de roteiristas que aconteceu em 2007/2008 e durou por 100 dias, a Writers’ Guild of America decidiu iniciar uma nova paralisação, que pode ser maior do que a última, mas menor do que a que aconteceu em 1988, que durou 153 dias. Os estúdios já vinham se preparando para isso e fizeram planos até Setembro. Saiba agora por que é tão importante saber desse tema como a greve de roteiristas pode afetar produções de Star Wars.

A WGA reivindica um número mínimo para a sala de roteiristas de séries. Por exemplo, The Mandalorian e Ahsoka tiveram apenas um ou dois roteiristas e um roteirista de equipe. Os estúdios mencionam The White Lotus, que teve apenas um roteirista como um exemplo contra essa reinvindicação. Uma outra reinvindicação faria com que uma série de oito episódios precisasse de cerca de sete roteiristas, incluindo quatro roteiristas/produtores. Há também um pedido para regular a utilização de AI, enquanto os estúdios propõem um encontro anual.

Você pode ler as reinvindicações do Sindicato de roteiristas aqui.

Em comunicado, a WGA disse que seu comitê de negociação “iniciou o processso com a intenção de fechar um acordo justo, mas as respostas dos estúdios foram insuficientes em frente à crise existencial que os roteiristas têm enfrentado”. O Sindicato alegou que os estúdios e streamers não concordaram em garantir um número de semanas de trabalho para roteiristas de televisão nas conversas, além de recusarem a conversar sobre as propostas de minimizar trabalho sem pagamento e propostas para regular escrita com inteligência artificial, como o ChatGPT.

A AMPTP, A Aliança de Produtores de Filme e Televisão, disse que está “disposta a discutir com a WGA um modo de resolver essa situação.” As empresas que representa comentaram que “permanecem unidas no desejo de chegar a um acordo que seja mutualmente benéfico aos roteiristas e a saúde e longevidade da indústria, e que evite problemas para os milhares de colaboradores que dependem da indústria em suas vidas.”

Pode afetar Star Wars?

Dessa forma, quaisquer filmes sendo escritos precisam parar. Um exemplo básico para analisarmos é o filme anunciado da Rey, que conta com Steven Knight (Peaky Blinders) como roteirista. Não foi divulgado em qual estágio o roteiro do filme está.

Além disso, as produções não podem passar ter seus roteiros reescritos no set, algo que acontece bastante, e é por isso que nenhuma série do Mandoverso filmará enquanto a greve existir, mesmo que os roteiros já estejam completos.

Jon Favreau, Dave Filoni, Tony Gilroy (Andor) e Leslye Headland (The Acolyte) são membros do WGA. A última série tinha previsão de encerramento das filmagens para Abril, mas há relatos que isso ainda não aconteceu. Andor continua filmando em Londres.

Fonte: The Hollywood Reporter

O post Greve de roteiristas pode afetar produções de ‘Star Wars’ apareceu primeiro em Sociedade Jedi.

Artigo original:
sociedadejedi.com.br