Todo inverno, uma fina camada de dióxido de carbono que lembra uma geada aqui na Terra, se forma na superfície de Marte.
Em sua maior extensão no meio do inverno, essa geada atinge desde os polos até as latitudes médias, até que esteja quente e ensolarado demais para persistir. Na maioria dos lugares, isso é cerca de 50 graus de latitude, semelhante à latitude do sul do Canadá aqui na Terra.
No entanto, pequenas manchas de gelo seco são encontradas mais perto do equador em encostas voltadas para os polos, que são mais frias porque recebem menos luz solar. Esta imagem foi tirada no meio do inverno no Hemisfério Sul de Marte e mostra uma cratera perto da latitude 37 graus sul. A encosta virada para o sul tem geada brilhante irregular, azul em cor realçada. Essa geada ocorre dentro e ao redor das muitas ravinas na encosta e, em outras imagens, causaram fluxos nas ravinas.
Fonte:
https://www.uahirise.org/ESP_072381_1430
O post Gelo De Dióxido de Carbono Em Cratera Longe Do Polo Marciano apareceu primeiro em SPACE TODAY – NASA, Space X, Exploração Espacial e Notícias Astronômicas em Português.
Artigo original:
spacetoday.com.br