O eclipse total do Sol do dia 2 de Julho de 2019, foi observado de forma parcial desde o observatório ALMA, com um pouco mais de 80% do Sol encoberto pela Lua. Contra todas as expectativas, apesar de um céu nublado, com alguma neve caindo e ventos elevados, uma das antenas observou o Sol em grande detalhe durante o eclipse, e, 27 imagens foram feitas para criar o pequeno vídeo mostrado nesse post.
“Nós fizemos um grande esforço para observar o eclipse desde o ALMA”, explicou Antonio Hales, astrônomo do ALMA responsável pelas observações. “Neve, ventos elevados, céu nublado, foram alguns dos desafios que a equipe do ALMA teve que lidar para fazer essa imagem única da Lua, enquanto ela parcialmente encobria o Sol, mas no final de tudo, deu certo, e a imagem foi feita com sucesso”.
A Lua cobriu 82% do Sol durante o eclipse solar de 2019 no ALMA. Nuvens espessas cobriam o céu e os ventos estavam soprando a mais de 10 metros por segundo no Array Operation Site, o AOS. O ALMA Department of Enginnering gerenciou tudo para recuperar a antena depois da nevasca, a tempo de observar, contudo, com os ventos chegando a 15 metros por segundo, as observações tiveram que parar antes do final do eclipse.
Essas observações foram feitas com a antena PM03 na Band 3 (100 GHz). Masumi Shimojo, Astrônomo Solar, realizou as calibrações. Agradecimentos especiais para as equipes do IMG e AMG que recuperaram a antena em tempo, depois da nevasca que atingiu o Chajnantor Plateau, antes do eclipse começar.
Fonte:
https://www.almaobservatory.org/en/press-release/2019-solar-eclipse-image-from-alma/
Artigo original:
spacetoday.com.br