Feliz Dia do Afélio!!! Hoje, dia 4 de Julho de 2019, a Terra está mais longe do Sol, do que em qualquer outro dia no ano.
O exato momento do afélio acontece às 19:00, hora de Brasília, quando a Terra estará a 152.1 milhões de quilômetros de distância do Sol. Isso é mais de 2 milhões de quilômetros da distância média da Terra ao Sol, que é de 150 milhões de quilômetros e cerca de 5 milhões de quilômetros mais distante que o periélio, que é a menor distância entre a Terra e o Sol e que nesse ano de 2019 aconteceu em 3 de Janeiro.
Quando a Terra orbita o Sol, ela não viaja num círculo perfeito. A sua órbita na verdade é elíptica, com o Sol situado a cerca de 2.5 milhões de quilômetros do centro.
O nosso planeta atinge o afélio somente uma vez no ano, e o evento normalmente cai cerca de 14 dias depois do solstício de Junho, que marca o início do inverno aqui no hemisfério sul e o início do verão no hemisfério norte. De forma parecida, o periélio acontece cerca de 2 semanas depois do solstício de Dezembro.
No esquema cósmico das coisas, essas mudanças anuais na distância da Terra para o Sol são muito pequenas. A distância da Terra ao Sol no periélio e no afélio difere da distância média entre a Terra e o Sol em menos de 2%. O afélio e o periélio não estão relacionados com as estações do ano, e as pessoas na Terra, não notam qualquer diferença no clima por conta disso.
“Os padrões sazonais do clima, ou seja, as estações do ano, surgem devido à inclinação de 23.5 graus do eixo de rotação da Terra, e não por conta da excentricidade da órbita do nosso planeta”, disse George Lebo, astrônomo do Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville no Alabama.
“Durante o verão no hemisfério norte, o Polo Norte está inclinado em direção ao Sol. Os dias são longos, e o Sol brilha de forma mais direto e isso faz com que os dias sejam mais quentes”, disse Lebo.
Mas isso também não significa que a distância maior da Terra ao Sol não produza determinados efeitos, disse Roy Spencer, do Global Hidrology and Climate Center em Huntsville, no Alabama. “Na média, sobre o globo, a luz do Sol que cai na Terra em Julho, no afélio é cerca de 7% menos intensa do que a que chega na Terra em Janeiro, no periélio”.
Estranhamente, isso não significa que a Terra é mais fria quando está mais afastada do Sol. “A temperatura média da Terra no afélio é cerca de 2.3 graus Celsius mais alta do que quando a Terra está no periélio”, disse Spencer.
Isso pode até ser contraintuitivo, mas a razão para isso está na distribuição de terra e água do nosso planeta. “A temperatura média da Terra em todo o globo é maior em Julho porque o Sol está brilhando numa porção maior de Terra, de forma direta, que fica no hemisfério norte, e essa porção de Terra aquece mais facilmente”, disse Spencer.
Fonte:
https://www.space.com/41093-earth-at-aphelion-guide.html
Artigo original:
spacetoday.com.br