Os antigos aparelhos da Nokia têm uma extensa base de fãs na internet, movida pelo saudosismo e pela resistência extrema dos dispositivos (além dos memes sobre o assunto). A HMD, que detém os direitos de lançamento de aparelhos com a marca finlandesa, sabe muito bem disso e está lançando um concurso no Instagram para que os próprios aficionados desenvolvam uma edição especial para o recém-lançado 3310.
Usando a hashtag #3310art, designers e entusiastas poderão submeter suas criações na própria rede social. Elas serão julgadas pela fabricante, ao lado do estúdio de design I Love Dust, do Reino Unido, para escolha de um vencedor. O ganhador não apenas leva o dispositivo customizado para casa como verá seu trabalho transformado em um aparelho real, que chegará às lojas em edição limitada.
O concurso vai até o dia 10 de maio e está aberto para qualquer pessoa, em todos os países do mundo. Inclusive naqueles onde o novo Nokia 3310 ainda não foi lançado, como é o caso do Brasil. Por aqui, o dispositivo nem mesmo tem uma data de lançamento marcada, com a HMD afirmando apenas que conhece a demanda existente e está estudando formas de atendê-la.
A aposta no saudosismo marca o retorno da Nokia ao mercado de smartphones, mesmo que os dispositivos não tenham fabricação própria. Com versões em quatro cores diferentes, o 3310 é um feature phone bem semelhante à versão antiga, apesar de ter passado por um redesenho para se tornar mais moderno e leve, mas sem deixar a robustez de lado.
Com uma bateria capaz de proporcionar 22h de conversação e até um mês em stand by, o aparelho tem display de 2,4 polegadas, mas não é sensível ao toque. Ao lado de retornos como o do clássico “jogo da cobrinha” está uma câmera de dois megapixels com flash LED, suporte a dois chips e memória interna de 16 MB, com suporte a cartões de memória de até 32 GB.
Fonte: Nokia Mobile