Há um ano, o Facebook lançava os primeiros “chats bots” para o Messenger. Agora, a empresa anunciou mais uma série de novidades para o aplicativo de mensagens, entre elas uma loja dedicada para encontrar esses bots, extensões para chat e sugestões da recém-lançada assistente pessoal M.
Batizada de “Discover” e colocada na tela inicial do Messenger, a loja de bots destaca quais opções são as mais populares do momento, além de uma barra de buscas para pesquisar por algo específico, como bots comerciais ou usados recentemente. Os desenvolvedores que já desenvolveram um bot podem solicitar ao Facebook incluí-lo no serviço através deste site.
Também foram anunciadas extensões para bate-papo que permitem que várias pessoas conversem com um mesmo negócio ou página – é possível até conversar com os desenvolvedores dos bots dentro daquele chat. Dentro dessa seção, os usuários também podem executar outros aplicativos que normalmente exigem ser abertos individualmente. Um exemplo é o Spotify: em vez de fechar o Messenger e acessar o player, basta procurar por um artista ou música direto pelo mensageiro do Facebook e selecionar as faixas que deseja compartilhar. Outras marcas que já confirmaram suporte ao recurso são TheScore, OpenTable, Food Network, NBA, Wall Street Journal e Kayak.
A assistente de inteligência artificial M também ganhou novas funções automatizadas, aumentando suas sugestões de acordo com os assuntos discutidos pelos usuários nas conversas. Se estiver falando sobre jantar, a M pode recomendar um restaurante nas proximidades; se quiser ficar em casa, ela pode encomendar pedidos pelo site delivery.com (nos Estados Unidos) – e tudo, desde o contato até pagamento, é feito pelo Messenger, sem precisar sair do aplicativo.
Outra função revelada é que a câmera do Facebook agora pode escanear QR codes do Messenger. Caso o usuário queira mais informações sobre uma determinada marca ou lugar, é só digitalizar o código dela no Messenger para acessar o bot daquela marca. Por fim, o aplicativo passa a oferecer novos recursos para jogos dentro da ferramenta, como recomendações de games que seus amigos estão jogando.
O Messenger tem hoje mais de 1,2 bilhão de usuários que enviam até dois bilhões de mensagens todos os meses. Segundo o Facebook, existem 100 mil desenvolvedores trabalhando na plataforma.
Fonte: Facebook