A imagem acima mostra o anel sul de uma cratera localizada na latitude de 68 graus sul, na região de Marte conhecida como Sisphy Planum. A imagem final é uma composição colorida feita de imagens obtidas em 2 de Setembro de 2018 pelo Colour and Stereo Surface Imaging Ssytem, ou CaSSIS, que viaja a bordo da sonda Trace Gas Orbiter, da missão ExoMars, uma missão conjunta entre a ESA e a ROSCOSMOS. A imagem foi feita quando o hemisfério sul de Marte estava no final da primavera.
O que chama a atenção na imagem são os depósitos residuais de gelo de dióxido de carbono no talude sul da cratera. Em meses mais frios o dióxido de carbono e um pouco de vapor de água, congelam na superfície. Então, à medida que o Sol vai ficando mais alto no céu novamente, o gelo sublima novamente, revelando a superfície que até então estava escondida.
Essa cratera em particular é conhecida por ter gullies ativos, os gullies são redes de pequenos e estreitos canais que cortam o anel da cratera e que estão associados com fluxos de detritos. Deslizamentos ricos em gelo parecidos com fluxo de material podem ser vistos descendo o talude nessa imagem, isso pode ter acontecido talvez pelo degelo à medida que a estação do ano muda em Marte.
Mudanças sazonais dos gelos e de regiões congeladas em Marte é um dos aspectos da missão ExoMars, esse tema foi discutido no European Planetary Science Congress, um grande evento de ciência planetária que acontece na Europa.
A imagem mede 20 x 8 km e a resolução é de 4.5 metros por pixel. O norte está rotacionado de 45 graus e aparece na parte superior esquerda. A imagem foi feita às 7:22 da manhã, na hora local marciana com os filtros RED, PAN e BLU.
Fonte:
Artigo original:
spacetoday.com.br