A volta de Maul na série animada The Clone Wars nos deu um olhar interessante a um personagem que nunca caiu, mas foi criado no lado sombrio. A história de Maul é uma história sobre a futilidade da vingança.
Nascido de Talzin em Dathomir, Maul foi abduzido por Darth Sidious aos seis anos de idade pra ser seu aprendiz Sith. Sem nenhuma conexão pessoal, Sidious viu que seu novo aprendiz estava sendo guiado puramente pelo ódio aos Jedi. Sidious o expôs ao campo de batalha de Malachor, que um dia foi um campo de batalha entre Sith e Jedi, criando um vazio que nunca iria ser preenchido. Mesmo após matar um Jedi pela primeira vez, no caso um padawan, Maul sentiu que sua fome de vingança cresceu.
De fato, mesmo após ter sido cortado ao meio por Kenobi em Naboo, seu desejo por vingança foi a única coisa que o sustentou. Mesmo assim ele ainda formou mais ou menos um laço entre ele e seu irmão, Savage Oppress, e sua mãe, Talzin, mesmo com eles contra Sidious em nome da vingança. Ambos foram mortos e novamente sua fome por vingança era tudo o que ele tinha.
Voltando sua atenção aos Sith, Maul procurou maneiras de os destruir, levando-o à uma antiga super arma Sith em Malachor. Infelizmente para Maul, Darth Vader e os Espectros de Lothal interviram antes que ele pudesse usá-lo e então foi forçado a fugir. Após ter falhado, Maul foi deixado sem propósito.
Procurando e manipulando Ezra Bridger, ele combinou holocrons Sith e Jedi para achar algo que pudesse lhe dar esperança, mas soube que Obi-Wan Kenobi ainda estava vivo. Mais uma vez procurando por vingança, Maul saiu pra procurá-lo. Ao encontrar Obi-Wan olhando por Luke nas areias de Tatooine, Maul o confrontou e sua inabilidade de estar em termos com seu passado o deixou em desvantagem. Obi-Wan rapidamente cortou Maul depois que este tentou usar a mesma técnica que usou para matar Qui-Gon Jinn décadas antes em Naboo. Tendo perdido tudo e sendo incapaz de encontrar outra coisa para viver, sua fome de vingança finalmente custou-lhe a vida, e ele morreu sozinho e destruído a não ser pela compaixão de um homem que este considerava seu inimigo.
Maul demonstra que o lado sombrio não pode dar, só tirar; quanto mais você dá, mais ele quer. Assim como Vader e Kylo Ren depois dele, qualquer tentativa de preencher o vazio com sangue só fará esse vazio crescer ainda mais até que o consuma. O interessante é que Maul ainda tinha lealdade com sua mãe e irmão (e eles com ele), mesmo implorando a sua mãe que o use para se tornar mais forte ao enfrentar Sidious. Ao invés de consumi-lo logo como com aqueles antes e depois dele, o lado sombrio parece ter apenas o quebrantado, talvez porque nunca deram a Maul uma escolha.
Fonte: SWSC
Artigo original:
sociedadejedi.com.br