Ainda que o Brasil ofereça um mercado ativo e farto para as empresas de tecnologia móvel, não existe grande foco em trazer as novidades em primeiro plano para nós. Com exceção de algumas empresas com grande base instalada por aqui, já se tornou costumeira a demora para receber funções que precisam de alguma adaptação, o que pode ser notado com as atualizações de muitos dispositivos nacionais.
Ocorrido em São Paulo, a Google realizou pela primeira vez em solo brasileiro um evento para apresentar os planos que ela tem para seus serviços por aqui, ao fim de contribuir com o crescimento tecnológico do país. Para isso, a gigante das buscas trouxe engenheiros, desenvolvedores e executivos de diversos países, montando um time competente para mudar a o nosso cenário atrasado.
Google Assistant
E uma das primeiras promessas que a empresa fez foi que a sua nova assistente não vai demorar para falar a nossa língua. Já estando pré-adaptada com base nas funcionalidades do Allo, o Google Assistant estará funcionando plenamente em português muito em breve, segundo o executivo Ben Gomes.
A Google não confirmou uma data para que isto ocorra, mas de certa já podemos nos alegrar pela mudança de posicionamento em relação ao nosso mercado. Lembrando que a novidade só estará disponível para aparelhos atualizados para a versão Nougat e Marshmallow.
Chamadas por Voz no Google Duo
Isso pode ser uma surpresa para você que acha que o Whatsapp é o único meio de comunicação popularizado por aqui: o Brasil está entre os países que mais fazem uso do Google Allo e Duo. Entre estes, destaca-se o Duo, que oferece chamadas de vídeo de grande qualidade mesmo em conexões precárias, oferecendo grande vantagem aos serviços que oferecem o mesmo recurso. Reconhecendo isso, a Google quer levar essa consistência também para as novas chamadas de voz que o app receberá, uma vez que existe uma preferência por esta modalidade por aqui.
Google Maps e Cabify
Entre o leque de novidades que o Google Maps apresentou, uma que se destaca é o “Meu negócio”, sendo algo até o momento exclusivo para os brasileiros. A companhia identificou que existe uma grande dificuldade na localização informações de endereços e telefones de pequenos negócios, que muitas vezes não possuem um página ou detalhes precisos no mapa. Deste modo, a função será capaz de construir gratuitamente um web site em apenas 10 minutos para os interessado, integrando-a diretamente aos dados do maps.
Outra função interessantes será a possibilidade de compartilhar a sua localização com as coordenadas do maps, possibilitando guiar alguém até o seu ponto de encontro. O grande diferencial aqui é a possibilidade de rastrear a viagem de algum contato em tempo real, assim como limitar o tempo de visualização da sua localização para um grupo de pessoas ou um usuário individualmente. Outra funcionalidade interessante é a dos posts, que permitirão que os usuários adicionem de anotações em resultados de pesquisas e locais específicos. Por fim, a Google estará aderindo dados de mais um serviço as suas buscas, oferecendo agora trajetos e tarifas do Cabify, assim como já era feito as de Táxis e Ubers.
Waze Carpool
No mesmo seguimento, a novidade agora fica conta do serviço de caronas compartilhadas do Waze. Funcionando atualmente apenas em Israel e em São Francisco, os usuários do serviço podem localizar carros ao seu redor que possuam trajetos semelhantes aos seus e adquirir ou oferecer assim uma carona. Não está claro ainda como isso funcionará em relação as características do nosso Brasil.
Google Photos
O Photos ficou mais democrático agora, uma vez que recebeu uma função que permite o backup automático das suas fotos em conexões mais lentas. A função pode não ser interessante para todos, já que para tornar isso possível o serviço upará as imagens em uma resolução menor.
Youtube
Lá vai mais um dado impressionante: somos o segundo país no mundo que mais consome o conteúdo do Youtube, ficando atrás apenas do Estados Unidos. São 139 milhões de pessoas conectadas diariamente no site, o que gerou para os produtores de conteúdos um lucro de 400 milhões de reais em 2015. Devido a esta dedicação do público brasileiro, a Google estará ampliando a sua infra-estrutura local, abrindo mais um Youtube Space no estado do Rio Janeiro, para fazer companhia ao único que existia por aqui em São Paulo. Para quem não conhece, o local é como um centro de treinamento, e fornece cenários, roupas e toda a estrutura necessária para o processo de produção e pós-produção de vídeos para a plataforma.