A pandemia do coronavirus chegou de vez na astronomia e forçou que a rede global de telescópios cancelasse as observações dos buracos negros, que no último mês de abril de 2019 publicou a primeira imagem do objeto.
Essa cooperação de observatórios pelo mundo, chamada de Event Horizon Telescope, ou EHT, anunciou no dia 17 de março que a sua campanha de 2020 será cancelada, devido ao fechamento dos telescópios individuais que pertencem à rede. Esses fechamentos fazem parte da resposta global à doença que está se espalhando pelo mundo todo.
O progresso dos objetivos científicos da Colaboração EHT é atualmente secundário se comparado com a preservação da saúde dos membros que participam da colaboração, das suas famílias, das instituições e das pessoas que trabalham nos observatórios.
Devido aos padrões climáticos anuais e à mecânica celeste, o EHT só pode fazer suas observações em março e abril de cada ano. Mas com o impacto da pandemia que deve piorar, a equipe do EHT disse que a situação não se resolverá antes do mês de abril.
As observações retornarão em março de 2021, quando a rede também será ampliada e contará com 11 instalações ao redor do mundo.
Os cientistas que fazem parte do EHT continuarão ocupados com as publicações usando os dados obtidos pelos telescópios nas campanhas de 2017 e 2018.
Fonte:
https://www.space.com/coronavirus-cancels-black-hole-event-horizon-telescope-observations.html
Artigo original:
spacetoday.com.br