——————————————————————–
**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!
http://www.spacetodaystore.com
Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!
——————————————————————————-
Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!
https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join
Para comprar o ingresso na Campus Party Com Desconto:
use:
#SPACETODAYNACPBR12
Hoje vamos falar dela, uma das estrelas mais querida do céu, uma das mais queridas pelos brasileiros, principalmente por um brasileiro em especial, o grande astrônomo Augusto Damineli Neto.
O Damineli, para quem não sabe é o maior estudioso dessa estrela, e ele continua estudando-a e revelando seus segredos mais bem escondidos.
Para quem não sabe, a Eta Carinae é uma das estrelas mais luminosas da parte sul da Via Láctea.
Ela é classificada como uma Variável Azul Luminosa.
Na verdade temos ali duas estrelas, uma com 90 vezes a massa do Sol e outra com 30 vezes a massa do Sol e estão localizadas a aproximadamente 7500 anos-luz de distância da Terra.
Em 1847, a Eta Carinae passou por um evento de erupção onde ejetou uma nebulosa, que recebeu o nome de Homunculo, ou pequeno homem, devido à sua forma peculiar.
O Damineli, reuniu dados de Eta Carinae de vários observatórios e vem estudando a estrela a muito tempo, notando que ela vem aumentando de brilho muito rapidamente.
Isso indicaria que em breve a estrela iria explodir como uma supernova, na verdade é algo que todos esperavam.
O problema da Eta Carinae é que como tem uma grande nebulosa na sua frente, muitas vezes a anaáálise fica prejudicada.
Damineli usou então dados do Hubble, para separar a estrela da nebulosa, e notou que a nebulosa não estava aumentando de brilho.
De fato, nem a estrela estava.
O que está acontecendo na verdade, é que a nebulosa está se dissipando, e com isso estamos vendo cada vez mais a estrela, o que nos dá a impressão de aumento de brilho.
Damineli conseguiu então calcular que em 2032 com uma incerteza de 4 anos para mais ou para menos, a nebulosa estará totalmente dissipada.
Ou seja, daqui a aproximadamente 10 anos, não teremos mais a nebulosa do homundculo para observar, mas teremos todo o brilho da Eta Carinae para ver. A estrela estará totalmente nua, sem a sua proteção nebular na frente.
A estrela vai parar de aumentar de brilho, pois, na verdade ela não está aumentando e os astrônomos poderão estudar todos os detalhes, todos os mecanismos dessa que é uma das estrelas mais enigmáticas da nossa galáxia.
#EtaCarinae
fonte:
https://phys.org/news/2019-01-goodbye-beauty-night-sky.html
Artigo:
https://arxiv.org/pdf/1901.00531.pdf
Artigo original:
spacetoday.com.br