No último dia 04 de novembro, aconteceu a Jedicon RJ 2023. Desde 2017 sem uma edição, o sucesso deste ano veio através do JEDIFUNDING. O crowdfunding organizado pelo Conselho Jedi Rio, onde os apoiadores puderam não só fazer o evento acontecer como escolher entre várias recompensas.
O evento contou com atos de consciência social como arrecadação de alimentos e itens de higiene incentivados pela meia entrada solidária.
O local escolhido foi Planetário da Gávea e a atmosfera não poderia ter sido mais perfeita. O cenário de Star Wars, cosplayers e atividades se mesclavam perfeitamente às cores e atrações do próprio espaço, complementando a experiência e a tornando ainda mais imersiva aos participantes.
As atrações
Os palcos e auditório se tornaram a casa de palestras, shows e concursos onde a diversão foi garantida. O público foi agraciado com apresentações de lutas de sabres e muita interação. No palco Jon Favreau, painéis sobre política e filosofia em Star Wars e um lindíssimo painel sobre a humanidade dos droids brilharam, além de outros painéis muito bem desenvolvidos.
João Jedi, Mat Mando e Henrique Granado arrastaram o público para o palco Dave Filoni. Isso depois de muita descontração com as apresentações de humoristas de peso, como Fred Mascarenhas e Alan Ribeiro.
O evento também contou com uma sessão para artistas independentes mostrarem seu trabalho, além do Mercado de Corusant com lojas e mais atrações interativas.
O som da Jedicon RJ 2023
O palco externo, Max Rebo, recebeu a banda The Screens. Eles trouxeram muitos sucessos conhecidos por todo o universo geek, inclusive fazendo uma homenagem ao recém-falecido Mathew Perry, de Friends.
Outro sucesso absoluto desse palco foi a presença da Orquestra Ritornello de Jedi. Ela também interagiu com o público e, recheados de performances, arrebataram o coração dos presentes e elevaram a energia do evento. A Droid Builders estava presente com sua exposição de droids de tirar o fôlego. Eles estavam perto das pickups do DJ Trooper, que cativaram o povo carioca gerando vários vídeos divertidos de cosplayers dançando como seus personagens.
O evento também contou com uma ala para gamers com diversos jogos clássicos e ainda experiências com jogos de realidade virtual que foram um sucesso.
Os Cosplayers
O desfile dos cosplayers levou o público pelos belíssimos jardins do Planetário e mostrou a força dessa categoria que, com certeza, sempre é uma atração dos eventos. E por falar nos jardins do Planetário, lá você ainda podia encontrar o Espaço Lidia Arteria e o Desafio Nerf “Atire como um Stormtrooper” para se divertir com a família e se sentir treinando para lutar em uma batalha no espaço.
O concurso de Cosplay recebeu muitos candidatos de peso com prêmios incríveis entre eles um voucher de mil reais para cada vencedor na loja Épicos, droids da Hasbro e um sabre da Rick’s Forge.
O momento infantil do concurso em especial levou a plateia á loucura com o pequeno Arthur, que performando seu Jawa, ganhou o coração do público. A pequena Sophia ganhou gritos de animação dos presentes e uma pequena Grogu derreteu os corações de todos.
O concurso possuía três categorias concorrentes entre si, sendo elas, “Live action”, “Universo expandido” e “Cosplayer com maior pontuação”. Os vencedores foram, Paulo Lasae como Darth Maul na categoria “Live Action”, Rosiane Costa como Ahsoka para a categoria “Universo expandido” e Gabriela Garcia Mozart como Armeira na categoria “Maior Pontuação”.
Um Sucesso
A organização do Conselho Jedi Rio contou com a união e colaboração do Conselho Jedi São Paulo o que resultou em uma parceria de sucesso e de uma harmonia entre as Jedicons que causou uma sensação muito agradável nos participantes que tiveram o privilégio de participar de ambas.
Vebis Jr participou com toda sua expertise na assessoria de imprensa e Roberto Tateishi foi, além de ativo de várias colaborações na organização, um dos jurados convidados do Concurso de Cosplay, também trazendo ao palco um relato de suas experiências como cosplayer selecionado na Disney Galaxy’s Edge e incentivando os cosplayers a seguirem seus sonhos em uma fala motivacional muito bem recebida.
E você acha que o final da Libertadores ficou de fora? Em vários momentos nos palcos o assunto foi recorrente e na área externa um telão mostrou a vitória que ficou com o Brasil pelo Fluminense e unificou o universo Star Wars com o Rio de Janeiro através do som épico do Bloco Marcha Nerd.
A Jedicon RJ 2023 foi um sucesso, contou com um grande público que desde cedo já formava uma fila que virava o quarteirão e foi feito visivelmente com muito trabalho e muito esforço que resultaram nesse dia incrível para os participantes e para famílias inteiras que agora tem um novo dia para recordar e um evento para esperar no próximo ano.
– Texto por Talita Abreu
O post Estivemos na Jedicon RJ 2023, confira como foi apareceu primeiro em Sociedade Jedi.
Artigo original:
sociedadejedi.com.br