Essa imagem mostra um sistema de lentes gravitacionais, conhecido como SDSS J0928+2031. O Hubble pode ser considerado um equipamento especializado nesse tipo de fenômeno. Ele usa as lentes gravitacionais, para, por exemplo, pesquisar como as estrelas se formam e se desenvolvem em galáxias distantes.
A lente gravitacional pode ajudar os astrônomos a estudar objeto que de outra maneira seriam muito apagados ou muito pequenos para serem observados. Quando um objeto massivo, como um massivo aglomerado de galáxias, como visto nessa imagem, distorce o espaço, com o seu imenso campo gravitacional, faz com que a luz de galáxias distantes viagem ao longo de uma trajetória alterada e distorcida. Além disso, a lente gravitacional também amplifica a luz, fazendo com que seja possível observar e estudar a fonte.
Nessa imagem nós podemos observar galáxias elípticas dominantes perto do centro da imagem. A gravidade do aglomerado de galáxias que é o lar dessas galáxias está agindo como uma lente gravitacional, permitindo que nós possamos observar galáxias distantes situadas além dele. Nós podemos ver os efeitos dessa lente, como rastros de luz estreitos e curvos circundando as galáxias maiores.
Essa imagem foi feita pelo Hubble, como parte do programa conhecido como Sloan Arcs Survey.
Crédito:
ESA/Hubble & NASA, M. Gladders et al.
Agradecimento: Judy Schmidt
Fonte:
[https://www.spacetelescope.org/images/potw1903a/]
Artigo original:
spacetoday.com.br