Um cristal Kyber vermelho purificado se torna branco. Como sabemos, a cor vermelha de um sabre de luz é adquirida através de um processo. É que um Sith só consegue coletar os cristais se os roubar, é preciso tomá-lo à força. Como os cristais kyber, de que são feitos os sabres, são considerados cristais vivos, esse ato violento pode “traumatizar” o cristal, que já estava ligado a um Jedi. Quando o cristal é forçado, ele “sangra” e se torna vermelho. A manifestação visual da cor é assim literal devido ao sofrimento do artefato.
Já com os sabres brancos, o processo é inverso. Se o Jedi ou outro usuário do lado luminoso purificar esses cristais corrompidos eles podem mudar de cor novamente. Sendo assim, a cor branca é um sinal que foram purificados, Ashoka fez isso com os seus.
Montagem: Mike Zeroh
Foi revelado através de um boneco Funko que Luke tem a posse de um colar com um Cristal Kyber vermelho. Rumores apontam que esse cristal seria de Darth Vader, não o sabre que ele usou contra Luke na Estrela da Morte 2, esse caiu no reator, mas sim outro.
Será que Luke vai purificar esse cristal como fez Ahsoka e criar um sabre cinza? Parece que Luke está no caminho do meio da Força, um sabre cinza cairia muito bem. Star Wars: Os Últimos Jedi estreia em dezembro.
Artigo original:
sociedadejedi.com.br