A Black Friday acontece no próximo dia 23 de novembro e deve movimentar mais de R$ 2 bilhões neste ano, segundo dados do Google. Para 2018, o faturamento da tradicional data de promoções no comércio deve crescer cerca de 25% em relação ao ano passado. Porém, assim como aumenta o volume de compras, também cresce de forma significativa o número de golpes e fraudes de cartões de crédito e dados pessoais nesse período.
Segundo Rodrigo Souza, diretor de tecnologia da Security4IT, muitos consumidores aproveitam as promoções para fazer compras online pela primeira vez e não tomam os cuidados exigidos. “A Black Friday é uma oportunidade para muitos consumidores aproveitarem os descontos na internet, mas eles podem ser iscas para levar os clientes para sites duvidosos ou fraudulentos. Por isso, é importante ficar atento aos riscos e seguir normas de segurança para não ser vítima de golpes”, afirma o executivo.
Especialista em cibersegurança alerta para riscos de fraude durante a Black Friday
Uma pesquisa recente do site ReclameAqui aponta que 72% dos entrevistados pretendem realizar compras durante a Black Friday. O mesmo levantamento mostra ainda que as lojas online são responsáveis por 80% de todas as transações neste período. O especialista em segurança sugere alguns procedimentos simples para evitar riscos:
1 – Mantenha seu sistema operacional e antivírus atualizados: as principais entradas para criminosos são brechas deixadas por sistemas de antivírus antigos ou desatualizados. Se não estiver com todas as atualizações em dia, esses programas não serão eficazes contra ameaças em seu computador ou smartphone.
2 – Desconfie de promoções que chegam pelo WhatsApp: muitas vezes, criminosos copiam páginas de grandes varejistas para atrair consumidores e roubar dados pessoais e de cartões de crédito. Caso receba alguma promoção por meio de aplicativos de mensagens, desconfie! Busque saber se a promoção é legítima e prefira acessá-la pelo navegador, no e-commerce da loja, em vez de clicar diretamente o link enviado (que pode estar infectado ou direcionar para uma página falsa).
3 – Verifique se o site em que você está navegando é seguro: todas as compras on-line devem ser feitas em sites que possuem um protocolo de segurança e um certificado HTTPS válido. Caso a loja em questão não tenha esse registro, o risco de fraude é maior. O navegador exibe a figura de um cadeado na barra de navegação que indica a idoneidade do site e o protocolo HTTPS garante que suas informações (por exemplo, senhas e números do cartão de crédito) permaneçam protegidos.
4 – Busque referências dos sites onde pretende fazer compras: ReclameAqui e Procon (Proteção e Defesa do Consumidor) são boas opções para verificar se aquela loja onde você está navegando é, de fato, uma empresa segura. Evite fazer compras em sites desconhecidos ou que apresentam reclamações de consumidores para não cair em fraudes de phishing, utilizadas pelos criminosos para obter informações pessoais, como senhas ou cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias.
Para ajudar os consumidores a fazer compras seguras, o Procon de São Paulo divulgou recentemente a lista dos sites que devem ser evitados durante a Black Friday. Rodrigo Souza, da Security4IT, alerta, ainda, que promoções recebidas por email podem representar riscos ao consumidor, que deve sempre evitar links diretos e pesquisar os sites dos varejistas antes de realizar as compras. “A dica é desconfiar sempre e estar atento às ameaças!”, conclui.
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