O elemento da sonda do Telescópio Espacial James Webb, que consiste do bus da sonda do observatório e o escudo de calor, foi colocado na mesma configuração dobrada que ele será montado no topo do foguete que o lançará para o espaço em 2021.
Como o James Webb é muito grande para encaixar dentro do foguete na sua forma operacional, ele será testado nessa sua forma dobrada, que é configuração de lançamento e que ocupa menos espaço. O enorme escudo de calor do James Webb foi dobrado de forma elaborada e segura, tanto para encaixar na coifa do foguete como para ser forte o suficiente para sobreviver à sua jornada no espaço.
Nas duas semanas depois do lançamento, o observatório inteiro passará por uma transformação totalmente coreografada, sendo desdobrado, estendido e expandido até chegar numa configuração que é bem diferente daquela que ele vai ter dentro do foguete durante o lançamento.
Na foto acima, que foi feita na sala limpa da Northrop Grumman Corporation em Redondo Beach, o último passo para dobrar o elemento da sonda foi completado, depois que os engenheiros rotacionaram a chamada Unitized Pallet Structure, ou UPS, deixando-a na posição totalmente para cima e travada. Existem duas UPS uma na parte da frente e outra na parte de trás, a da parte de trás é a maior e é a observada nessa foto. Todas as cinco membranas expansivas do escudo de calor são dobradas e presas nas UPSs. A grande estrutura prateada entre as duas UPSs é uma estrutura substituta para o elemento de voo do telescópio que já foi testado separadamente.
Nessa configuração dobrada, o elemento da sonda foi transportado desde a sala limpa até outra instalação de testes da Northrop Grumman onde foi feito o teste ambiental. Agora que essa parte passou por todos os testes, o próximo grande passo é trazer de volta para a sala limpa essa estrutura, inspecionar, e verificar se os testes ambientais saíram como desejado.
Uma vez operacional, o Telescópio Espacial James Webb, será o maior telescópio espacial do mundo. O James Webb irá resolver os mistérios do nosso sistema solar, observar mundos distantes ao redor de outras estrelas, e pesquisar os mistérios das estruturas e da origem do nosso universo. O James Webb é um projeto internacional liderado pela NASA com a participação da ESA e da CSA.
Para mais informações sobre o Telescópio Espacial James Webb, visite:
Crédito da imagem: NASA/Chris Gunn
Fonte:
Artigo original:
spacetoday.com.br