A NASA terá algumas opções quando decidir selecionar seu próximo rover lunar.
A gigante aeroespacial Northrop Grumman anunciou na terça-feira (16 de novembro) que está liderando uma equipe privada que projeta um Veículo Terreno Lunar (LTV) tripulado para uso potencial pelo programa Artemis da NASA, que visa estabelecer uma presença humana sustentável na Lua e ao redor dela.
“Junto com nossos companheiros de equipe, iremos fornecer à NASA um design de veículo ágil e acessível para melhorar muito a exploração humana e robótica da superfície lunar para permitir ainda mais uma presença humana sustentável na Lua e, em última análise, em Marte”, Steve Kerin, vice-presidente de espaço civil e comercial na divisão de sistemas espaciais táticos da Northrop Grumman.
Esses parceiros são a AVL, que desenvolve, simula e testa trens de força e outros sistemas veiculares; fabricante de pneus Michelin; Lunar Outpost, que está desenvolvendo robôs rovers e outras tecnologias de exploração lunar; e a Intuitive Machines, cujo módulo de pouso Nova-D entregaria o LTV ao serviço lunar.
Northrop Grumman e seus parceiros estão respondendo a um cahamdo da NASA, que no ano passado pediu à indústria espacial ideias sobre o desenvolvimento de um LTV tripulado e não pressurizado para uso próximo ao polo sul da lua. A agência planeja construir um “acampamento-base Artemis” nesta região, que supostamente abriga muito gelo de água.
No final de agosto deste ano, a NASA pediu conselhos adicionais sobre o LTV elétrico, que precisará operar por pelo menos 10 anos na superfície lunar.
“A maioria das pessoas faz muitas pesquisas antes de comprar um carro”, disse Nathan Howard, gerente de projeto do LTV do Johnson Space Center da NASA em Houston, em um comunicado de 31 de agosto . “Estamos fazendo uma extensa pesquisa para um veículo espacial moderno que será fornecido pela indústria. Como planejamos a exploração da lua a longo prazo, o LTV não será o buggy lunar do seu avô usado durante as missões Apollo .”
Não está claro no momento se a NASA comprará o LTV ou se seus desenvolvedores fornecerão seu uso como um serviço comercial. Esse é um dos detalhes que a agência está tentando resolver nesta fase de coleta de informações.
A equipe liderada pela Northrop Grumman não é a única empresa privada desenvolvendo um Artemis LTV. Em maio, a Lockheed Martin e a GM anunciaram que estão se unindo em um buggy lunar próprio . Na época, um executivo da Lockheed disse que as duas empresas já vinham trabalhando no veículo “há um bom tempo”.
O LTV é um veículo espacial não pressurizado, o que significa que os astronautas teriam que manter seus trajes espaciais enquanto o dirigiam. Mas a NASA também pretende fornecer aos astronautas da Artemis um grande veículo espacial pressurizado onde eles possam viver por longos períodos, se necessário.
Funcionários da NASA disseram que planejam desenvolver o rover lunar pressurizado em parceria com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, que está construindo esse veículo com a Toyota .
A Northrop Grumman tem um relacionamento profundo e de longa data com a NASA. Por exemplo, a empresa é a contratante principal do Telescópio Espacial James Webb de US $ 10 bilhões da agência, o observatório altamente antecipado com lançamento previsto para 18 de dezembro. A Northrop Grumman também constrói a espaçonave robótica Cygnus, que tem voado em missões de carga para o Espaço Internacional Estação da NASA desde 2013.
A Northrop Grumman também fazia parte de uma equipe – junto com a Blue Origin de Jeff Bezos, Lockheed Martin e Draper – que disputava um contrato para fornecer o Sistema de Aterrissagem Humana inicial do programa Artemis. A agência finalmente concedeu esse contrato à SpaceX , no entanto.
Fonte:
https://www.space.com/moon-buggy-nasa-artemis-program-northrop-grumman
Artigo original:
spacetoday.com.br