Pra quem não conhece esse ator, ele se chama Edward G. Robinson, e foi um dos maiores astros da era de ouro de Hollywood. Famoso por interpretar gangsteres, esses que influenciaram tudo que veio posteriormente, o gângster que está sempre rosnando.
Ele ficou famoso pelo filme Little Caesar (Alma no Lobo, 1931), de Mervyn LeRoy. O longa foi o primeiro do gênero a ter efeitos sonoros, e é considerado um dos melhores e mais influentes filmes de gângster já feitos. O filme conta a história de Enrico Rico ”Little Caesar’, e sua ascensão no mundo do crime.
Edward G. Robinson como Enrico Rico ”Little Caesar”. A semelhança de Rico com Al Capone não é mera coincidência.
Alguns anos depois, ele fez o clássico noir Pacto de Sangue (Double Indemnity, 1944) de Billy Wilder, um dos filmes mais influentes do gênero, onde interpreta um investigador de seguros.
No mesmo ano, ele estrelou outro grande clássico noir de Fritz Lang, Um retrato de mulher (The Woman in the Window, 1944). Edward G. Robinson interpreta um professor universitário que tem a chance de conhecer a modelo de uma foto que muito admira, mas são envolvidos em uma tragédia.
Em 1945, ele novamente se juntou com Fritz lang para fazer Almas Perversas (Scarlet Street, 1945), baseado no romance francês La Chienneos.
Em 1948, ao lado de Humphrey Bogart, ”o maior astro da história do cinema”, ele estrelou o aclamado noir de John Huston, Key Largo (Paixões em Fúria, 1948), onde novamente volta a interpretar um gângster, Johnny Rocco.
mas também um pequeno personagem em Star Wars.
Artigo original:
sociedadejedi.com.br