——————————————————————–
**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!
http://www2.spacetodaystore.com
Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!
——————————————————————————-
Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!
https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join
—————————————————————————–
Pensaram que uma semana ia passar sem uma fake news sendo espalhada por aí? Pensou errado.
Eu já falei disso, mas como a própria ESA deu importância para esse fato, resolvi fazer um vídeo explicando melhor o que está acontecendo.
Primeiro fato importante para entender tudo que vou falar aqui, Marte, tem atmosfera, eu não sei quem, nem quando espalhou essa fake news de que Marte não tem atmosfera, sim, ele, tem, é mais rarefeita que a da Terra, é diferente, mas ela existe.
Por isso que Marte tem tempestades, nuvens de vários tipos, redemoinhos de poeira e outras atividades, tão bem registradas em mais de 50 anos de exploração do Planeta Vermelho.
Em Marte nós também sabemos existem vulcões extintos, e existe uma província vulcânica onde estão talvez os maiores vulcões do Sistema Solar, chamada de região de Tharsis, é ali que fica o Monte Olympus, entre outros.
Na órbita de Marte, temos uma sonda da Agência Espacial Europeia, a ESA, e isso é importante ressaltar, a NASA não está relacionada com nada disso, chamada de Mars Express.
Essa sonda possui vários equipamentos, entre eles a VMC, a Visual Monitoring Câmera, que faz imagens espetaculares de Marte, monitora o planeta e ajuda em muitas descobertas.
Desde o dia 13 de Setembro de 2018, a sonda Mars Express vem observando uma formação de nuvem alongada flutuando nas vizinhanças do vulcão Arsia Mons que tem cerca de 20 km de altura.
A posição dessa nuvem e a sua característica disparou nos últimos dias uma corrente de fake news, desinformação, loucura, e tudo mais, que você possa imaginar que veículos de informação e pessoas mal informadas possam espalhar por aí.
Essa é uma nuvem, não está relacionada a nenhuma atividade vulcânica do Arsia Mons, não está relacionada com nenhuma civilização alienígena, não está relacionada com nenhum tipo de contato, ou nave que se acidentou, é simplesmente uma nuvem.
Essa nuvem é formada de gelo de água e a sua origem é o fato do talude do vulcão influenciar no fluxo de ar, esse tipo de nuvem é conhecida como nuvem orográfica e é algo muito comum.
A própria sonda Mars Express já registrou essas nuvens em 2009, 2012 e 2015.
O que chamou a atenção foi a aparência da nuvem, mas aí, mais uma vez, falta nos jornalistas atualmente o mínimo interesse em verificar qualquer informação, se eles parassem para ler um pouco ao invés de ficar espalhando fake news pelas redes sociais eles saberiam a explicação.
Mas lá vai, a aparência da nuvem depende da quantidade de poeira presente na atmosfera marciana, e ela também varia no decorrer do dia. Marte, nós sabemos, acabou de passar por uma grande tempestade global de poeira, ou seja, existe uma grande quantidade de poeira na atmosfera, e essa quantidade de poeira fez a nuvem assumir essa aparência e confundir a cabeça de todos.
A nuvem foi observada com outros instrumentos da Mars Express como o espectrômetro de infravermelho e de luz visível OMEGA e a câmera estereográfica de alta resolução, a HRSC.
A nuvem tem uma extensão de cerca de 1500 km e é mais um fenômeno regular que acontece em Marte.
Fica aí a dica, antes de espalhar absurdos por aí, leia, pesquise e se informe, como eu falo, há muito tempo, isso é válido para todas as áreas da sua vida, sem exceção.
Fonte:
Flickr da Mars Express:
https://www.flickr.com/photos/esa_marswebcam/
#MeetESO
Artigo original:
spacetoday.com.br