Apesar de todos os rumores e suposto atraso ou cancelamento, o filme Star Wars: Rogue Squadron de Patty Jenkins ainda deve ser tecnicamente o próximo filme de Star Wars da Lucasfilms. Atualmente, possui uma data de lançamento em dezembro de 2023, apesar de não ter iniciado a fotografia principal ou a pré-produção. No início deste mês, a Disney lançou uma lista de lançamentos atualizada e essa data de 2023 ainda estava incluída, a despeito de todas as notícias do atraso, nenhuma ainda oficial.
Curiosamente, o escritor Mike Stackpole – um romancista que é creditado com a criação de Rogue Squadron nos antigos livros do Universo Expandido de Star Wars – diz que Jenkins o contatou no início do processo de desenvolvimento do filme. Um tweet da GalaxyCon começou a se tornar viral na semana passada depois de revelar a notícia. Embora isso não signifique muito para o filme decolar e realmente começar a filmar, isso significa que Jenkins e companhia queriam tornar o filme o mais preciso possível das iterações anteriores.
E antes de começarem a jogar as pedras de que o filme foi cancelado, que será atrasado (o que é bem provavel), vamos lembrar que a notícia de um atraso no Esquadrão Rogue começou a se espalhar em novembro do ano passado, depois que o The Hollywood Reporter revelou que o filme não estava mais na lista de filmes de Jenkkin para filmar em 2022 devido a embaralhar com Mulher Maravilha 3 e outros projetos. O especialista em Hollywood, Matthew Belloni passou a compartilhar as razões pelas quais Jenkin está se mexendo em uma edição de dezembro de seu boletim informativo.
“Isso não é incomum, é claro, mas é um problema risivelmente recorrente na Lucasfilm sob a presidência de Kathleen Kennedy, dizem os agentes: os principais cineastas estão morrendo de vontade de fazer um filme de Star Wars – até que eles assinem e experimentem o microgerenciamento e o plot-point-by processo do comitê”, compartilhou o ex-editor do The Hollywood Reporter, Matthew Belloni em dezembro passado.
Ele acrescentou: “Aconteceu com os caras de Game of Thrones, David Benioff e Dan Weiss, que foram contratados para criar uma nova trilogia, mas desistiram. Também aconteceu com Rian Johnson, escritor e diretor de The Last Jedi de 2017, cuja própria trilogia planejada foi arquivada. Jenkins não estava disposta a brincar, e ela tem outros projetos, notadamente Mulher Maravilha 3 na Warner Bros., onde ela desfruta de mais liberdade criativa.”
O único fato que temos no momento é que Rogue Squadron continua flutuando em torno do éter do desenvolvimento, a Lucasfilm também está desenvolvendo filmes de Star Wars com Kevin Feige – que deve ser escrito pelo roteirista de Loki, Michael Waldron – e um filme separado do diretor de Thor, Taika Waititi.
Artigo original:
sociedadejedi.com.br