E Agora, Nada de Vida Em Marte?

E agora, nada de vida em Marte? Será que é isso mesmo?

Vamos entender essa história.

Todo mundo sabe que estamos desde que o mundo é mundo, imaginando, pensando, elucubrando sobre a possibilidade de vida em Marte.

Marte já teve água, já teve atmosfera, já teve condições que aparentemente a vida poderia se desenvolver, tem um dia parecido com a Terra, tem estações do ano, não é quente, e embora seja frio, não é extremamente frio, pelo menos para os padrões astronômicos, e no seu equador.

Mas, como eu digo aqui sempre, a vida não é algo simples, para se ter vida em algum lugar é preciso ter o coquetel químico correto, qualquer alteração, pronto, lá se foi a vida.

Ah, e antes que falem aqui, quando eu falo vida, é como a conhecemos, só podemos falar desse tipo de vida.

Recentemente um grupo de pesquisadores descobriu que um tipo de mineral salgado presente em Marte, poderia aniquilar qualquer tipo de vida bacteriana.

Esses compostos, são chamados de percloratos e são poderosos oxidantes.

Os percloratos não fazem nada, até que sejam bombardeados pela radiação UV, exatamente o que acontece em Marte.

Nesse momento eles se tornam potentes bactericidas, e tudo que estiver até uma profundidade de cerca de 2 ou 3 metros é aniquilado.

Os percloratos em Marte são observados desde a década de 1970 com as sondas Viking, depois com a MRO, com o Opportunity e com outras missões.

Os testes foram feitos em laboratório na Terra, que geraram o ambiente igual ao de Marte, colocaram um tipo de bactéria comum encontrado nas sondas, e bombardearam o solo com raios UV.

As bactérias morreram numa taxa duas vezes maior do que quando não estavam sendo bombardeadas pelos raios UV.

Isso tem uma implicação muito importante, lembram dos lineamentos recorrentes de talude, aquelas marcas que poderiam indicar a presença de água na superfície marciana, então, nesses lineamentos a presença de perclorato é ainda maior.

Óbvio que vamos precisar esperar as próximas missões para Marte, principalmente a Mars 2020, a EXoMars e a Insight para termos uma visão geral e completa dessa situação.

Mas, mais uma vez fica o alerta, a vida é algo muito complicado, na verdade é algo muito delicado.

Fontes:

Canal Space Today
http://www.youtube.com/spacetodaytv

https://www.theguardian.com/science/2017/jul/06/mars-covered-in-toxic-chemicals-that-can-wipe-out-living-organisms-tests-reveal?CMP=twt_gu

https://phys.org/news/2017-07-mars-surface-uninhabitable-thought.html

Vídeo canal Pòligonautas

Artigo: