O fã de Star Wars que consome documentários sobre os filmes, na sua maiorias, conhece já os clássicos The Making of Star Wars e From Star Wars to Jedi: The Making of a Saga. Mas poucos conhecem o documentário de Michael Parbot – The Making of the Empire Strikes Back, justamente porque ele foi pouco divulgado, e até então parecia completamente perdido no limbo. Mas descobrimos pelo Jedi News, que o canal de YouTube – Adywan revisited subiu o documentário após comprar o mesmo em um leilão e agora ele está disponível pela primeira vez em 40 anos.
Esse documentário não tem legenda ainda, ou seja, é para quem está bem afiado no inglês. E para você que consegue acompanhar, é um material de primeira qualidade. As entrevistas com Mark Hamill, Carrie Fisher e Harrison Ford exploram bastante o “triangulo amoroso” entre Luke, Leia e Han – mais até que no filme. E outro ponto interessante, ele saiu próximo ao lançamento do filme, mas antes dele, e acho que muita gente não viu por causa dos spoilers que ele dá, que hoje já não são mais.
Outro ponto a se notar, é que George Lucas mal aparece neste documentário, e isso é bom. Calma ai, haters, não estou falando mal do Papai Papudo, mas é que é realmente muito legal tirar o foco dele um pouco (já conhecemos e bem o ponto de vista dele) e ouvir o diretor Irvin Kershner e o produtor Gary Kurtz falando sobre como foi fazer o filme, e ver o tanto de gente envolvida que fez esse filme vir a luz e que quase nunca é entrevistada.
O Império Contra Ataca, ao menos para mim, é o melhor e mais importante filme da saga, e ele ditou uma fórmula de sucesso para sequências de filmes. Então vamos lá, desenferruja esse inglês ai e curte esse fantástico documentário.
Artigo original:
sociedadejedi.com.br