A equipe de desenvolvimento do sistema operacional da Microsoft começou a ramificação do código-fonte que está relacionado à diversos recursos dos smartphones com Windows 10 Mobile para integrar-los ao Windows 10 PC. Este é um dos objetivos para o próximo ramo de desenvolvimento, Redstone 3.
Depois da liberação da primeira compilação do SO, a fonte de informação Pastebin, nos revelou que a equipe de desenvolvimento já incorporou diversas funções móveis no PC. No arquivo foi encontrado diversos métodos ligados a receber e fazer chamadas, perfis de chamadas, opções para bloqueio de números, gerenciador de chamada, capacidades para fazer chamadas de vídeo, bem como métodos necessários para configurar a exibição e o nome de operadora, status do SIM card, status da rede, entre outros.
Os demais detalhes podem serem vistos através das capturas de imagens divulgadas abaixo:
Esta é uma indicação de que o anuncio da Microsoft feito em dezembro de 2016 com relação a levar o Windows 10 PC para processadores ARM (Qualcomm Snapdragon) , estaria precisamente relacionado na obtenção de benefícios de compatibilidade e suporte nesta versão do sistema operacional para diversos tamanhos de dispositivos, incluindo a execução de aplicações x86 como virtualização. Isto tornou-se um novo conceito pela empresa para converter o Windows 10 em um sistema operacional social.
A funcionalidade ainda não está disponível para usuários do programa Insider, isso por que não foi anunciada oficialmente como novos recursos desse novo ramo de desenvolvimento. No entanto, com habilidades e conhecimentos avançados foi possível habilitá-lo. Contudo, depois de selecionar o botão no menu desdobrável, podemos ver algumas aplicações com funções de telefone ao estilo do Windows 10 Mobile, como mostrado na captura acima.