Devido à crise, mercado de celulares deve retrair 10% em 2016

Mestre Jedi Devido à crise, mercado de celulares deve retrair 10% em 2016

O ano de 2016 não deve terminar tão bem para o mercado de telefones celulares. Segundo as estimativas do levantamento divulgado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), haverá uma retração de 10% em volume, decorrente da queda de 11% na venda de smartphones. Já o faturamento deve crescer apenas 2%, puxado por produtos de mais alto valor agregado. 

Uma situação semelhante também aflige o mercado de computadores. As vendas destes equipamentos devem cair significativamente este ano, o que engloba tanto desktops (-37%) quanto notebooks (-30%) e tablets (-332%). O faturamento deve sofrer diminuição de 23%, a maior queda entre os segmentos que compõem a indústria eletroeletrônica. 

O grande motivo por trás da contração do mercado é a crise econômica, que deixou o Brasil em recessão nos últimos dois anos, afirma a Associação. Com o aumento do desemprego, a renda do brasileiro diminuiu e o endividamento das famílias aumentou significativamente. Até mesmo quem possui um emprego está evitando arriscar comprar novos dispositivos. 

As empresas também estão temerosas e evitando novos investimentos. No segmento de bens e capitais, os grandes vilões são os juros altíssimos e a baixa demanda. Já no setor de infra para telecomunicações, é prevista uma queda de 15% para este ano. Neste caso, o principal fator responsável é a queda das compras de operadoras de telefonia, que renegociaram muitos contratos na tentativa de gerenciar melhor seus gastos, e, agora, enfrentam queda na demanda por serviços. 

Via Valor