Conseguirá o James Webb Detectar Os Buracos Negros de Colapso Direto? – Space Today TV Ep.1488

——————————————————————–

—————————————————————————–

Quando falamos de buracos negros, normalmente os classificamos com relação a sua massa em buracos negros de massa estelar (aqueles que geram as ondas gravitacionais), os buracos negros de massa intermediária (ainda um mistério se existem ou não) e os buracos negros supermassivos, aqueles que residem no centro da maior parte das grandes galáxias.

Porém existe um outro tipo de buraco negro, os chamados buracos negros de colapso direto, ou DCBH em inglês.

A história desses buracos negros é bem mais complicada, de acordo com a teoria, eles se formaram bem no início do universo, e não se formaram da maneira convencional, ou seja, com a morte de uma estrela passiva.

Eles se formaram através do colapso direto de gigantescas nuvens de gás e poeira existentes no universo primordial.

O problema é só um, tudo isso é teoria, ainda não foi detectado nenhum desses buracos negros de colapso direto.

Porém, em breve, pelo menos esperamos que seja em breve, o telescópio espacial James Webb será lançado.

E com essa perspectiva um grupo de astrônomos resolveu simular, a possibilidade do James Webb observar alguma assinatura desses buracos negros e então provar a sua existência.

Para fazer esse tipo de previsão os pesquisadores usaram um modelo computacional para simular a formação de DCBH no universo primordial.

Eles descobriram que quando um DCBH se forma ele faz com que uma grande quantidade de estrelas de metal livre de vida curta se formem ao seu redor.

Então a ideia é procurar por assinaturas de estrelas com baixo conteúdo de metal nas galáxias.

Eles também descobriram que um DCBH emite uma radiação particular em alta frequência que o James Webb poderia reconhecer

Os pesquisadores disseram no artigo que acreditam que o James Webb possa detectar esses buracos negros até rapidamente, isso porque existem muitos buracos negros detectados quando o universo era muito novo e alguns podem ser DCBH.

Os astrônomos esperam que o James Webb possa responder várias perguntas relacionadas como DCBH, a principal é, será que os DCBH se formaram e então uma galáxia se formou ao seu redor, ou será que os DCBH se formaram depois que a matéria ao seu redor já tinha se organizado em estrelas e galáxias?

Essa é a pergunta de quem veio primeiro, o ovo ou a galinha, mas no contexto astrofísico.

Por enquanto só nos resta esperar, e torcer, rezar para todos os deuses desse universo e de todos os outros universos paralelos para que logo o James Webb seja lançado e possa nos ajudar a responder os maiores mistérios do universo.