Com o seriado do Mandaloriano, mais um item da trilogia clássica foi mostrado como um item de muita importância. Já que podemos “congelar” as pessoas ou itens para transportar de um lugar para outro. A primeira vez que vimos foi em Bespin, junto com a mineração de Tibbanna e usado para congelar o Han Solo para testar se ia dar pra fazer o mesmo com o Luke.
E o que conhecemos sobre como esse processo e a Carbonita é formada estão nos antigos livros do Legends de Star Wars. E tudo que compões o congelamento de uma pessoa vai de uma composição de gases, baseado em Tibbanna (Bespin) e também componentes eletrônicos, como monitores para validar os sinais vitais de quem foi capturado, conectores de força, até mesmo os repulsores para flutuar e ficar fácil de transportar. E ela ainda tem um fator interessante, é uma das poucas substâncias que podem aprisionar um Jedi e sem chances para escapar.
E onde já apareceu em Star Wars, bom, a mais óbvia e famosa é em Império Contra Ataca. Não vou falar do legends aqui, porque ai teriamos várias referencias, mas no novo canônico temos ainda a aparição no episódio “A Cidadela” de Clone Wars, e agora em The Mandalorian.
Artigo original:
sociedadejedi.com.br