A cratera de impacto YAKOVKIN caracteriza-se como uma formação relativamente circular, apresentando 37 Km de diâmetro e 1,64 Km de profundidade. YAKOVKIN está posicionada junto ao limbo sudoeste lunar, na zona de librações, nas coordenadas selenográficas LAT: 54° 30′ 00″ S e LON: 078° 48′ 00″ W. Por causa de sua localização junto ao limbo, YAKOVKIN apresenta uma aparência alongada. Assim, sua observação com qualidade a partir da Terra, torna-se dificil.
Originalmente, essa cratera era designada como Pingré H. Porém, em 1985, a International Astronomical Union (IAU) nominou a referida formação como YAKOVKIN, para imortalizar a memória do astrônomo russo Avenir Aleksandrovich Yakovkin (1887–1974).
O piso interno de YAKOVKIN foi inundado por lava basáltica e não apresenta características que mereçam destaque, a não ser alguns minúsculos impactos mostrados em imagens obtidas por sondas espaciais. A inundação do piso interno diminuiu a profundidade da cratera e também a proeminência de sua parede interna.
Fonte:
http://50.31.74.31/imagens/7654-Cratera-YAKOVKIN#photo_description
Artigo original:
spacetoday.com.br