As crateras THEOPHILUS, CYRILLUS e CATHARINA formam um dos conjuntos mais interessantes e marcantes para a observação telescópica. Esse destacado trio se localiza na margem oeste do Mare NECTARIS, no quadrante sudeste lunar. Essas três belas três crateras, que homenageiam Santos Católicos (São Theophilus, São Cyrillus e Santa Catharina), tem aproximadamente o mesmo diâmetro, próximo dos 100 Km.
Posicionada mais ao sul desse grupo de 3 crateras, está CATHARINA. Ela é a mais velha e erodida do trio apresentado. Em outras palavras, CATHARINA é uma antiga cratera de morfologia complexa, apresentando paredes ásperas, desgastadas e cravejadas por impactos posteriores. Seu aro apresenta circunferência irregular.
CATHARINA hospeda por sobre suas bordas e na superfície de seu amplo piso interno, cerca de 5 crateras catalogadas. Nesse conjunto destacam-se a cratera de porte médio Catharina P, posicionada na metade norte do piso interno de CATHARINA, com seus 46 Km de diâmetro que ocupam boa parte do piso, e a pequena cratera Catharina S, na metade sul do piso, com 16 Km de diâmetro.
Santa Catarina de Alexandria (St. Catherine of Alexandria, 287 – 305) foi uma teóloga, filósofa e notável estudiosa grega do início do século IV. Ela é uma Santa Cristã, virgem e mártir, que foi martirizada no início do século IV, quando tinha 18 anos, nas mãos do imperador pagão Maxentius. Santa Catarina era uma princesa e uma conhecida estudiosa, que se tornou cristã aos quatorze anos de idade e converteu centenas de pessoas ao cristianismo.
Mais de 1.100 anos após seu martírio, Santa Joana D’arc (Jeanne d’Arc, 1412 – 1431) identificou Santa Catarina como um dos santos que apareceu a ela e aconselhou-a. Na Igreja Católica ela é tradicionalmente reverenciada como um dos Quatorze Auxiliares Sagrados (grupo de santos venerados juntos no Catolicismo Romano pois sua intercessão é acreditada para ser particularmente eficaz, especialmente contra diversas doenças).
Santa Catarina é uma Santa Cristã, virgem e martir, que é Padroeira dos Filósofos Cristãos.
A grande cratera lunar CATHARINA foi nominada pela International Astronomical Union (IAU) em 1935, para homenagear e imortalizar a memória ilustre de St. Catherine of Alexandria. A cratera CATHARINA também pussui 14 crateras satélites (Catharina A, Catharina B, …).
Diâmetro: 104 Km;
Profundidade: 3,13 Km
Coordenadas Selenográficas: LAT: 18° 00′ 00″ S, LON: 23° 36′ 00″ E;
Período Geológico Lunar: Período Nectárico (Nectarian): 3,92 bilhões até 3,85 bilhões anos atrás.
Melhor período de observação: 5 dias após a Lua nova ou 4 dias após a Lua cheia.
Quem foi CATHARINA? Santa Catarina (287 – 305, Saint Catherine de Alexandria, Egito – Santa e Mártir) é uma Santa Cristã e Padroeira dos Filósofos Cristãos.
Fonte:
Artigo original:
spacetoday.com.br