Conheça A Pasta Nuclear – O Material Mais Forte do Universo – Space Today TV Ep.1470

r2d2-star-wars

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

—————————————————————————–

Quando eu trago vídeos aqui sobre as estrelas de nêutrons, eu sempre falo que é muito importante conhecermos bem esses objetos, pois eles guardam segredos.

Para quem ainda não sabe, uma estrela de nêutrons é o caroço estelar remanescente depois que uma estrela mais massiva que o Sol explode como uma supernova.

As estrelas de nêutrons estão entre os objetos mais densos e compactos do universo.

Nesse ambiente extremo a matéria pode assumir formas e estados nunca antes visto e nem imaginados, mas a análise pode ajudar a porque não tentar reproduzir algo na Terra.

Os astrônomos há muito tempo já imaginam que a superfície das estrelas de nêutrons pode ser muito resistente, porém, acredita-se que em camadas mais internas, a matéria possa estar num estado onde ela se torne o material mais forte, mais resistente do universo.

Para esse material, os astrônomos deram o nome de pasta nuclear.

Mas o quão forte e resistente é essa pasta?

Para saber isso, foram rodadas simulações. E os resultados das simulações mostraram que de fato o material é mais forte que o material da superfície da estrela.

Na realidade, esse material é 10 bilhões de vezes mais forte do que o aço, fazendo com que ele seja considerado até agora o material mais forte do universo.

Só isso já seria um resultado incrível das simulações.

Mas os resultados não pararam por aí, as simulações também mostraram que devido a formação irregular da pasta nuclear, as estrelas de nêutrons podem estar gerando ondas gravitacionais.

Ou seja, toda essa interação seria extrema o suficiente para causar ondulações no tecido do espaço tempo.

E aqui na Terra com detectores muito sensíveis seria possível detectar essas ondas gravitacionais e assim aprender mais ainda sobre as estrelas de nêutrons.

Por isso temos que dar atenção às estrelas de nêutrons e na verdade a todo tipo de objeto no universo, pois sempre temos muito que aprender.

Fonte:

https://phys.org/news/2018-09-simulation-nuclear-pasta-billion-harder.html

Artigo:

https://arxiv.org/pdf/1807.02557.pdf

Artigo original:
spacetoday.com.br