Durante o Google for Brasil, evento que ocorreu na manhã desta terça-feira (22) em São Paulo, o gigante das buscas anunciou, entre outras novidades, a chegada do compartilhamento de local em tempo real ao Google Maps. Segundo a empresa, o compartilhamento será possível em uma rota traçada, ou até mesmo parado.
O serviço não é novidade para os usuários mais antigos do Google. O Latitude, por exemplo, já ofereceu isso, junto do próprio Waze e até de terceiros, como o famoso Glympse. No Google Maps, este recurso faz todo sentido e funcionará mais ou menos da mesma forma como no Glympse. Você escolhe quem poderá receber sua localização em tempo real e limitar o tempo, que pode ser de 15 minutos ou até três dias.
Além disso, o serviço permite que você compartilhe uma rota traçada. Neste caso, o compartilhamento acaba automaticamente quando a rota terminar. Se você esquecer de terminar o compartilhamento sem rota, um lembrete acima da pequena bússola aparece e fica por lá durante todo o tempo em que sua localização está na tela de outra pessoa. Por fim, assim que a localização é compartilhada e aceita, o convite pode ser recíproco e quem recebeu também pode compartilhar em retorno – com as mesmas regras de tempo ou rota.
Se a pessoa escolhida não está na sua lista de contatos, um texto pode ser copiado e colado em qualquer aplicativo de mensagens.
O novo recurso aparecerá aos poucos, nas próximas semanas, tanto para o app que roda em iOS, quanto para usuários de Android.