Se seus planos de carreira pararam no tempo ou se está infeliz em seu atual trabalho, seja por inúmeras razões como o fato de trabalhar em um segmento que não gosta, você pode tirar vantagem disso tudo para progredir.
Segundo a treinadora de liderança Jennifer Davis, fundadora da Jennifer Davis Coaching, é possível construir, em seu atual emprego, as habilidades necessárias para usá-lo como um trampolim para uma grande oportunidade, seguindo cinco passos:
Aprenda o que você precisa saber
Quais são as habilidades que você precisa para seu trabalho dos sonhos? Procure por pessoas em seu trabalho que tenham tais habilidades, seja por meio de um reunião curta, ou enviando perguntas por e-mail e mensagens instantâneas. Se você quer mudar para uma indústria diferente, a melhor maneira de estabelecer metas é obter uma visão clara dos resultados que você realmente precisa em vez de adivinhá-los. As habilidades que você precisa também mudarão durante as diferentes fases de sua carreira.
Crie um plano de desenvolvimento
Depois de ter uma lista das habilidades que você precisa, trabalhe em um plano de desenvolvimento. Bem como você criaria um plano para um grande objetivo ou negócio, visualize para onde você quer ir e depois pense nas etapas, recursos, pessoas, tempo e investimento que você vai precisar fazer para chegar lá.
Concentre-se em uma ou duas de suas áreas de desenvolvimento em um momento, e certifique-se de que você está fazendo algo para construir essa habilidade diária ou semanal. Por exemplo, se você está procurando por um papel de gestão, você precisará obter um bom feedback claro e direto. Para desenvolver essa habilidade, trabalhe em dar feedback a outra pessoa pelo menos uma vez por semana.
Leve o feedback a sério
Falando em feedback, pense em como desenvolveu suas habilidades e onde você poderia se desenvolver mais. Suas avaliações de desempenho e até mesmo respostas casuais para seu trabalho podem lhe dar uma lista de coisas para colocar em seu plano de desenvolvimento. Por exemplo, se os colegas estão sempre comentando sobre sua incapacidade de encontrar o documento certo quando você precisar dele, talvez seja necessário trabalhar na implementação de melhores sistemas organizacionais.
Consulte mentores
Em alguns casos, seu chefe pode ser capaz de ajudá-lo a criar um plano para sua carreira, diz Davis. Em escritórios onde o desenvolvimento de funcionários é valorizado, aproveite esse ambiente para obter sugestões e orientações sobre como desenvolver suas habilidades. Procure um mentor que pode dar-lhe sólidos conselhos sobre como chegar aonde realmente quer.
Tire vantagem de treinamentos internos
Se o seu atual local de trabalho oferece módulos de aprendizagem e desenvolvimento, acesso a seminários ou conferências, ou outras oportunidades para aprender, inscreva-se. Programas de treinamento internos podem incluir habilidades de liderança ou de gestão, ou você pode ser capaz de aprender novas habilidades técnicas através de um curso.
Fonte: (Via) FastCompany