——————————————————————–
**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!
http://www2.spacetodaystore.com
Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!
——————————————————————————-
Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!
https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join
—————————————————————————–
Pousar em Marte, uma das tarefas mais complicadas que uma missão tem que realizar no Sistema Solar.
Tanto isso é verdade que atualmente, só a NASA consegue pousar em Marte, e mesmo assim algumas vezes não dá certo.
A ESA, e a ROSCOSMOS têm até arrepio quando precisam mandar uma nave que vai precisar pousar em Marte, pois até hoje, em mais de 50 anos de exploração do Planeta Vermelho nenhuma de suas naves pousou com sucesso.
Só para que vocês tenham uma ideia, considerando todas as missões que já foram enviadas para Marte, a taxa de sucesso atualmente está em 40%.
E mais um momento de tensão como esse se aproxima, dia 26 de Novembro de 2018, a missão InSight da NASA irá realizar essa façanha mais uma vez, ou seja, tentar na superfície do Planeta Vermelho.
Depois de tantos anos tentando e pousando sondas em Marte, a InSight vai preparada para tentar fazer essa tarefa com sucesso.
uma primeira coisa importante sobre a InSight, ela irá utilizar uma tecnologia já testada com sucesso em Marte. Em 2008 a NASA pousou em Marte o módulo Phoenix, que foi construído pela Lockheed Martin, a mesma empresa que construiu a InSight, e fez tudo ali baseado no que a Phoenix usou em Marte. Ou seja, a tecnologia de pouso já foi testada e funcionou.
segundo ponto importante é o local de pouso, como eu já expliquei aqui a InSight é um lander, ou seja, vai pousar e não vai se locomover em Marte, e devido a sua ciência, ela de um local só poderá realizar todos os experimentos de forma global. Isso fez com que os pesquisadores escolhessem como local de pouso a Elysium Planitia, considerado o maior estacionamento em Marte, pois o local é praticamente plano, sem grandes acidentes geológicos.
terceiro ponto importante, a InSight está preparada para pousar em Marte, mesmo que seja no meio de uma tempestade de poeira. Os paraquedas estão reforçados, o escudo de calor foi testado de modo a tirar a poeira da frente, e a MRO irá mandar direto atualizaçòes sobre o tempo em Marte nos momentos que irão anteceder o pouso da InSight.
Tudo isso dando certo e a InSight pousando com sucesso, teremos a chance de conhecer o interior de Marte pela primeira vez, o que vai nos ajudar a entender muito sobre os planetas rochosos do nosso sistema solar.
No vídeo anterior sobre a InSight falei bastante sobre o objetivo científico da missão, vou deixar ele nos cards para você ir lá e ver.
No dia 26 de novembro passaremos por mais 6 minutos de terror, na jornada da InSight pelo EDL, Entry Descnt and Landing, mas tenho certeza que tudo irá correr bem e depois iremos nos emocionar e muito com os engenheiros comemorando mais um pouso perfeito.
#MeetESO
Fonte:
https://www.nasa.gov/feature/jpl/five-things-to-know-about-insights-mars-landing
Artigo original:
spacetoday.com.br