Na imagem acima, a sonda Cassini da NASA observa Saturno e seus anéis, através de uma névoa do brilho do Sol, nas lentes da câmera. Se você viajasse para Saturno numa nave, e lá perto resolvesse olhar pela janela, quando o Sol estivesse num certo ângulo, você veria algo parecido com isso.
Imagens feitas usando os filtros espectrais vermelho, verde e azul foram combinadas para mostrar a cena numa cor natural. As imagens foram feitas com a câmera de grande angular da sonda Cassini, no dia 23 de Junho de 2013, quando a sonda estava a uma distância de aproximadamente 790500 km de Saturno.
A sonda Cassini finalizou sua missão de 13 anos no sistema de Saturno, no dia 15 de Setembro de 2017.
A missão da Cassini foi um projeto cooperativo da NASA, ESA, e ISA. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerenciou a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O modulo orbital Cassini e as suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imagens da Cassini fica baseado no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.
Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite: https://saturn.jpl.nasa.gov e https://www.nasa.gov/cassini
O site da equipe de imagens da Cassini é o:
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute
Fonte:
https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/pia17185/glare-on-the-window
Artigo original:
spacetoday.com.br