Quem usa o Chrome sabe que às vezes o navegador pode ser um verdadeiro exterminador de desempenho, consumindo não só a memória do notebook como também drenando sua bateria. Ciente desse problema, que há tempos vem sendo fonte de queixas, o Google liberou nesta terça-feira (14) o Chrome 57 com um recurso que reduz o consumo de energia por abas em segundo plano.
Em uma publicação no blog do Chromium, a empresa admitiu que abas rodando em segundo plano são responsáveis pelo consumo de pelo menos um terço da energia de um computador. Por causa disso, foi decidido que algo deveria ser feito para reduzir o impacto delas no desempenho do computador e do browser.
A novidade funciona assim: a API de visibilidade de página do Chrome verificará as abas abertas a cada 10 segundos e, caso identifique que elas estão entulhadas, descarregará o conteúdo armazenado em memória. Abas que estão tocando algum áudio ou vídeo ou mantêm conexões WebSocket ou WebRTC ativas não serão afetadas.
O objetivo da equipe de desenvolvimento do Chrome é que esse novo mecanismo reduza em pelo menos 25% os recursos consumidos pelas abas que rodam em segundo plano. Daqui em diante eles devem trabalhar em mais novidades nesse sentido para que o Chrome volte aos seus tempos áureos, quando era incontestável.
O Chrome 57 já está disponível para download. Se você já usa o navegador, deve ter recebido a atualização para a nova versão automaticamente.
Fonte: Chromium Blog